Cancro Esofágico associado ao Trabalho

Santos M, Almeida A, Lopes C.  Cancro Esofágico associado ao Trabalho. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online. 2022, volume 14, 1-7. DOI: 10.31252/RPSO.02.07.2022 ESOPHAGEAL CANCER ASSOCIATED WITH WORK   TIPO DE ARTIGO: Artigo de Revisão   AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2), Lopes C(3).   RESUMO Introdução/enquadramento/objetivos Existem patologias oncológicas em que se acredita que algumas exposições…

Detalhes

Silicose

As pneumoconioses são as doenças profissionais mais frequentes. A Silicose é causada pela inalação de Sílica cristalina respirável. Trata-se de uma patologia pulmonar fibronodular intersticial difusa.

Detalhes

Trabalho e Suicídio

Por vezes surgem notícias relativas a numerosos casos de suicídio dentro de um mesmo empregador, pelo que se fica a ponderar que relações na realidade podem existir entre o Trabalho e este evento.

Detalhes

Bissinose

Parte dos profissionais a exercer na Saúde e Segurança Ocupacionais não teve oportunidade de trabalhar em empresas com risco de Bissinose, pelo que uma fração destes não terá grandes conhecimentos sobre esta patologia.

Detalhes

Epilepsia versus Saúde e Segurança Ocupacionais

Não é raro que durante o exame de Saúde Ocupacional o trabalhador refira ter epilepsia, facto esse que, em determinados contextos laborais, poderá implicar um risco de acidente eventualmente grave, surgindo, por vezes, algumas dúvidas em como classificar a aptidão, mantendo o sigilo médico e simultaneamente informando (empregador/chefia/recursos humanos) que tarefas deverão ser evitadas.

Detalhes