A importância da persistência diagnóstica num caso suspeito de COVID-19 em contexto ocupacional
A pandemia por SARS-CoV-2 veio trazer um novo e desafiante problema aos sistemas de saúde.
DetalhesA pandemia por SARS-CoV-2 veio trazer um novo e desafiante problema aos sistemas de saúde.
DetalhesA colofónia é uma mistura complexa de mais de cem compostos, resultado da destilação da oleorresina, obtida de plantas pertencentes à família Pinaceae (principalmente o género Pinus).
DetalhesA pneumonite de hipersensibilidade (PH) ou alveolite alérgica extrínseca é uma doença inflamatória intersticial pulmonar, causada pela exposição recorrente a vários antigénios ambientais e/ ou ocupacionais, por indivíduos imunologicamente suscetíveis.
DetalhesSurtos de escabiose são frequentes em hospitais por todo o mundo, todavia a abordagem para controlar esse tipo de situação não está universalmente protocolada, existindo diversas metodologias para o fazer. Neste artigo descrevemos um surto hospitalar de pequena dimensão, que foi controlado com sucesso com um protocolo de abordagem criado para o efeito.
DetalhesAs teorias evolucionistas de Darwin revolucionaram o modo como a Biologia estuda e interpreta o ambiente que rodeia o ser humano. Contudo, esta abordagem não parece ter sido transportada para a Medicina e a Enfermagem do mesmo modo que na Biologia.
DetalhesNeste estudo de caso a idade, a nacionalidade e a suspeita de tuberculose respiratória em dois operários foram os alertas que levaram aos profissionais de saúde pública a visitar uma empresa metalomecânica para rastrear aos seus operários e investigar todos os possíveis contatos dos casos suspeitos.
DetalhesA escabiose é uma infeção cutânea parasitária causada pelo ácaro humano Sarcoptes scabei variedade hominis1. A fêmea adulta do ácaro deposita os seus ovos na epiderme, onde vive. O ácaro (microscópico) é quase sempre transmitido por contato direto e prolongado pele a pele com a pessoa infetada, podendo esta ser assintomática1. Pode surgir também por contacto com fômites contaminados (por exemplo roupas de cama ou toalhas)2. Pode ter um carácter endémico, ou surgir na forma de surtos e epidemias, sendo que as taxas de prevalência variam de 2,71 por 1000 em países desenvolvidos a 46% (estudo realizado em crianças na Malásia)3.
DetalhesA sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistémica de etiologia desconhecida. Pensa-se que atinja preferencialmente mulheres entre os 20-40 anos de idade1, embora haja estudos que sugerem que a incidência e prevalência é maior entre os 45-65 anos2, tratando-se de população economicamente ativa. A sarcoidose pode envolver praticamente qualquer órgão, sendo os pulmões (>90%) e os gânglios linfáticos intratorácicos (75% a 90%) os mais afetados3.
Detalhes