A RPSO tem como objetivo publicar/ divulgar trabalhos originais (epidemiológicos, de investigação qualitativa, revisões bibliográficas e artigos de opinião), elaborados pelos diversos profissionais associados à Saúde Ocupacional.
A revista tem uma rubrica intitulada “Journal Club”, na qual se aceita que os leitores destaquem artigos pertinentes de outros autores, fazendo um resumo do mesmo e respetivo comentário.
Para além disso, a revista também aceita resumos de trabalhos divulgados e/ou publicados pelo próprio leitor, noutro contexto, desde que as instituições/ eventos associados (revista ou congresso) não coloquem entraves legais na divulgação de parte do trabalho nesta revista.
Existe também uma secção dedicada a realçar a legislação nacional e internacional mais pertinente e outra secção que regista a procura e oferta de emprego no contexto da Saúde Ocupacional.
Os artigos serão publicados on line assim que sejam aceites para publicação pelo revisor final e no final de cada semestre encerrar-se-á cada número de publicação.
Será cobrada uma taxa de submissão de 70€; nos casos em que pelo menos um autor já tenha publicado algum artigo previamente na revista, a taxa de submissão passa para 35€. A transferência deverá ser realizada para o IBAN: PT50.0035.0351.0005.6951.2307.5 – BIC: CGDIPTPL (Ajeogene Serviços Médicos Lda); no momento da submissão deve ser enviada digitalização do documento comprovativo da transferência. Em nenhuma circunstância será devolvida a taxa de submissão, incluindo nas situações em que o artigo for recusado para publicação.
Por “acesso aberto” [à literatura científica com revisão por pares], queremos dizer a sua disponibilidade livre na Internet, permitindo a qualquer utilizador ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral desses artigos, recolhê-los para indexação, introduzi-los como dados em software, ou usá-los para outro qualquer fim legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não sejam inseparáveis do próprio acesso à Internet. As únicas restrições de reprodução ou distribuição e o único papel para o copyright neste domínio, deveria ser dar aos autores controlo sobre a integridade do seu trabalho e direito de ser devidamente reconhecido e citado.