RPSO - Revista Portuguesa de Saúde OcupacionalRPSO - Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional
RPSO – Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional
trabalhos originais associados à Saúde Ocupacional
  • Home
  • Objetivos
  • Áreas de interesse
  • Trabalhos aceites para submissão
  • Normas para os autores
  • Documentos necessários à submissão
  • Processo de submissão
  • Submeta aqui
  • Formação Profissional
  • Bolsa de emprego (oferta/ procura)
  • Sugestões para os Leitores Investigarem
  • Congressos
  • Candidatura a revisor
  • Artigos recentes
    • Artigos Originais
    • Artigos de Revisão
    • Artigos de Opinião
    • Jornal Club
    • Resumos de trabalhos publicados ou divulgados noutros contextos
    • Artigos da Equipa Técnica
    • Casos Clínicos
  • Revistas previamente publicadas
  • Como publicitar na nossa revista
  • Contatos
  • Informações adicionais
  • Estatísticas da Revista
  • Ficha técnica
Menu back  

Estatuto editorial

Projeto de Investigação associado aos Marceneiros e Carpinteiros

5 Março, 2018Artigos da Equipa Técnica, Artigos Originais

CARPENTER SECTOR RESEARCH PROJECT

TIPO DE ARTIGO: Protocolo de Investigação
AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2).

 

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Os profissionais a trabalhar em equipas de Saúde Ocupacional, mesmo que não diretamente ligados ao setor da Marcenaria/ Carpintaria, podem receber trabalhadores com esses antecedentes laborais, pelo que poderão sentir necessidade de aprofundar um pouco os seus conhecimentos na área. Estes profissionais estão expostos a inúmeros riscos/ fatores de risco. Contudo, apesar da gravidade de alguns destes, a generalidade dos trabalhadores desconhece ou banaliza o impacto que poderá existir na sua saúde e segurança. Para além disso, a generalidade da bibliografia consultada aborda riscos específicos e parcelares, não sendo fácil encontrar uma perspetiva global, a nível de Saúde Ocupacional. Destacam-se o contato com as partículas derivadas da madeira, bem como com agentes químicos (e eventuais alterações oncológicas, respiratórias, imunoalérgicas e dermatológicas), cargas (e eventuais lesões musculo-esqueléticas- LMEs), queda de objetos e ao mesmo nível (e eventuais entorses ou fraturas), postura de pé mantida, utilização de máquinas perigosas (quer pela probabilidade e gravidade de acidente, quer pelo ruido e vibrações produzidas), entrada de partículas a nível ocular e, em alguns casos, eventual desconforto térmico e baixa iluminância.

A nível de medidas de proteção individual são realçados a máscara com filtro adequado, luvas, óculos, fato/ farda, calçado com reforço superior de aço e a proteção auricular.

Para além da patologia oncológica, também podem ser consideradas doenças profissionais neste setor a dermatite, urticária, conjuntivite, rinite, asma, pneumonite por hipersensibilidade e a alveolite alérgica intrínseca.

OBJETIVOS

Pretende-se avaliar as condições de trabalho existentes neste setor, em contexto nacional.

METODOLOGIA

Os autores elaboram uma pesquisa em bases indexadas, de forma a recolher e sintetizar os dados mais relevantes e recentemente publicados acerca da Saúde Ocupacional deste setor. Após publicação dos resultados obtidos em revista da área, sob o formato de Revisão Bibliográfica narrativa, pesquisaram também os contatos de associações, corporações e sindicatos associados a esta área. Para cada uma dessas instituições foi efetuado um contato eletrónico a descrever os objetivos do projeto de investigação e a pedir que, caso estivessem interessados em colaborar, deveriam reencaminhar o link que continha o questionário on line para todos os seus associados/ parceiros.

O questionário em si recolheria dados sobre:

  • Idade
  • Sexo
  • Atividade específica/ subespecialização
  • Riscos laborais auto percebidos e respetiva quantificação de relevância (na ótica do trabalhador)
  • Existência e uso de equipamentos de proteção individual
  • Ocorrência e descrição de sintomatologia eventualmente associada ao trabalho, na opinião do próprio
  • Descrição de eventuais acidentes laborais (bem como autoavaliação da interferência atual destes na capacidade de trabalho)
  • Existência de patologias declaradas/ recusadas ou aceites como doenças profissionais
  • Acesso e frequência a exames de Medicina do Trabalho
  • Contato e perceção relativa ao trabalho desenvolvido pela Higiene e Segurança.

Na construção do questionário os autores definiram que não seria permitido mais que uma resposta por pessoa, caso algum elemento desejasse responder várias vezes, de forma a enviesar as conclusões (ainda que o questionário elaborado não permita qualquer identificação do profissional ou instituição em que este labora).

Os primeiros contatos foram realizados em junho de 2017, sendo que o questionário começou a ser enviado no mês seguinte.

O questionário poderá ser respondido e/ou encaminhado através do seguinte link: https://goo.gl/forms/uSmKEM1kulT99B0q2

BIBLIOGRAFIA

Santos M. Almeida A., Principais riscos e fatores de risco ocupacionais dos Marceneiros e Carpinteiros, bem como doenças profissionais associadas e medidas de proteção recomendadas. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2016, volume 1, 1-10.

(1)Licenciada em Medicina; Especialista em Medicina Geral e Familiar; Mestre em Ciências do Desporto; Especialista em Medicina do Trabalho; Presentemente a exercer nas empresas Medicisforma, Servinecra, Serviço Intermédico, Gliese, Securilabor, CSW e SBE; Diretora Clínica da empresa Quercia; Diretora da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line; Endereços para correspondência: Rua Agostinho Fernando Oliveira Guedes, 42 4420-009 Gondomar; s_monica_santos@hotmail.com.

(2)Mestre em Enfermagem Avançada; Especialista em Enfermagem Comunitária; Pós-graduado em Supervisão Clínica e em Sistemas de Informação em Enfermagem; Docente na Escola de Enfermagem (Porto), Instituto da Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa; Diretor Adjunto da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line; aalmeida@porto.ucp.pt.


Santos M, Almeida A. Projeto de Investigação associado aos Marceneiros e Carpinteiros. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2018, volume 5, S89-S90. DOI: 10.31252/RPSO.05.03.2018

Print Friendly, PDF & Email
Partilhar
FacebookLinkedInTwitter
Artigos Relacionados
Saúde e Segurança Ocupacionais aplicadas a Agentes Funerários
10 Abril, 2026
Violência do Pré-hospitalar português: uma análise da exposição dos profissionais aos Riscos Ocupacionais
5 Abril, 2026
Modulação das principais Patologias Cardiovasculares em contexto de Saúde e Segurança Ocupacionais
13 Março, 2026
Risco Ergonómico dos Profissionais de Saúde em Unidades de Cuidados intensivos: estudo observacional baseado no método REBA
6 Março, 2026
Palmilhas em Saúde e Segurança Ocupacionais
27 Fevereiro, 2026
Relação Jurídica de Emprego e Incapacidade nos Acidentes de Trabalho
8 Fevereiro, 2026
DGERT
Indexação da Revista

 Digital Object Identifier (DOI) Directory of Research Journal Indexing (DRJI) Scielo
ISSN 2183-8453
Moodle Rpso
Pesquisa de Artigos

INVESTIGAÇÃO

Facebook
Atribuição de 9 bolsas de 50%
  • Revista Segurança Comportamental
  • Safemed
  • patrocinio 2
  • Risco Zero Magazine
  • Networking Angola
  • Atrix
Nota

As atualizações obrigatórias da nossa plataforma de suporte informático por vezes causam muitas desformatações nos artigos (tamanho de letra, negrito, sublinhado e sobretudo a nível dos espaçamentos). Se consultar um artigo que apresente estes problemas por favor envie-nos e-mail para o republicarmos on line com a sua formatação original.

RPSO - Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional
  • Desenvolvimento Web – Noáxima Webdesign
MENU 3