Santos M, Almeida A. Saúde Ocupacional no setor Agroflorestal. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online. 2021, volume 11, 1. DOI: 10.31252/RPSO.08.05.2021
SAÚDE OCUPACIONAL NO SETOR AGROFLORESTAL
TIPO DE ARTIGO: Journal Club
Autores: Santos M(1), Almeida A(2).
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) apresenta no seu site, na secção de “Publicações Eletrónica”, uma área dedicada ao Setor Agroflorestal.
Esta publicação desenvolve particularidades do setor, nomeadamente a identificação dos riscos a diversos níveis (edifício, instalações elétricas, vias de circulação, rampas, escadas, portas, oficina de máquinas, líquidos inflamáveis, arrumação de equipamentos e produção, soldadura, corte, ar comprimido, motores, trator e outros instrumentos, produtos fitofarmacêuticos, trabalho pecuário/ florestal) e também assinala a legislação associada mais relevante.
Recomenda-se a leitura na íntegra desta publicação.
(1)Mónica Santos
Licenciada em Medicina; Especialista em Medicina Geral e Familiar; Mestre em Ciências do Desporto; Especialista em Medicina do Trabalho e Doutoranda em Segurança e Saúde Ocupacionais, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Presentemente a exercer nas empresas Medimarco, Higiformed e Medilavor; Diretora Clínica da empresa Quercia; Diretora da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online. Endereços para correspondência: Rua Agostinho Fernando Oliveira Guedes, 42, 4420-009 Gondomar. E-mail: s_monica_santos@hotmail.com.
(2)Armando Almeida
Doutorado em Enfermagem; Mestre em Enfermagem Avançada; Especialista em Enfermagem Comunitária; Pós-graduado em Supervisão Clínica e em Sistemas de Informação em Enfermagem; Docente na Escola de Enfermagem (Porto), Instituto da Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa; Diretor Adjunto da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online. 4420-009 Gondomar. E-mail: aalmeida@porto.ucp.pt.