DOI?!
TIPO DE ARTIGO: Journal Club
AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2), Oliveira T(3).
O DOI (Digital Object Identifier) é um código que se associa a um conteúdo digital, proporcionando um endereço permanente de localização na internet, independentemente de onde o documento estiver inserido inicialmente; ao ser registado na bibliografia permitirá o acesso direto ao artigo, bem como numa simples citação ao longo do texto.
O artigo intitulado “Atribuição de identificadores digitais para publicações científicas: DOI para o SEER/OJS, do Instituto Brasileiro da Informação em Ciência e Tecnologia”, de 2013, tendo como autores Brito, Guedes e Shintaku, apresenta de forma bastante completa este assunto.
O conceito foi desenvolvido pela International DOI Foundation e é executado através de agências de registo como o CrossRef.
Os números DOI começam por “10”, segue-se um “.”; depois surge um prefixo de quatro dígitos que identifica o editor; esta parte fica separado por uma “/” à direita da qual surge o sufixo que identifica o objeto digital e segue as particularidades definidas pelo editor. O sufixo poderá conter o ISSN (International Standart Serial Number) ou ISBN (International Standart Book Number).
No site da DOI Foundation (http://www.doi.orf) ou do CrossRef (http://www.crossref.org) existe o “DOI resolver” que permite localizar qualquer documento com DOI atribuído. Para criar uma hiperligação para o objeto deve-se colocar http://dx.doi.org/ antes do DOI pretendido. Mais informações poderão ser obtidas em http://www.doi.org/hb.html/10.1000/18a.
O uso de maiúsculas ou minúsculas é indiferente porque tudo é convertido nas primeiras.
Outro serviço disponibilizado pela CrossRef é o “short DOI”, ou seja, a criação de um identificador com menos carateres, se existir pouco espaço para apresentar a informação, por exemplo.
A CrossRef divulgou seis formas diferentes de apresentar o DOI na bibliografia. Por exemplo, após os nomes dos autores, título, revista, volume e página, poder-se-á colocar “disponível em http://dx.doi.org/10.(código específico do artigo), acedido em ano/ mês/ dia.
A partir do momento em que um DOI é atribuído, a consulta do artigo é gratuita.
Contudo, as vantagens não são só para os leitores; ou seja, para as revistas em formato papel, o custo na atribuição do DOI é obviamente inferior ao da gráfica e distribuição.
A utilização do DOI está em expansão e, dadas as circunstâncias, é de supor que tal tendência se venha a manter.
A Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line pretende começar a emitir D.O.I. para cada artigo e volume publicados a partir de julho de 2018.
(1)Mónica Santos
Licenciada em Medicina; Especialista em Medicina Geral e Familiar; Mestre em Ciências do Desporto; Especialista em Medicina do Trabalho; Presentemente a exercer nas empresas Medicisforma, Servinecra, Serviço Intermédico, Securilabor, Gliese, CSW e SBE; Diretora Clínica da empresa Quercia; Diretora da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. Endereços para correspondência: Rua Agostinho Fernando Oliveira Guedes, 42, 4420-009 Gondomar. E-mail: s_monica_santos@hotmail.com.
(2)Armando Almeida
Doutorado em Enfermagem; Mestre em Enfermagem Avançada; Especialista em Enfermagem Comunitária; Pós-graduado em Supervisão Clínica e em Sistemas de Informação em Enfermagem; Docente na Escola de Enfermagem (Porto), Instituto da Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa; Diretor Adjunto da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 4420-009 Gondomar. E-mail: aalmeida@porto.ucp.pt.
(3)Tiago Oliveira
Licenciado em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa. Frequenta o curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. Atualmente exerce a tempo inteiro como Enfermeiro do Trabalho. No âmbito desportivo desenvolveu competências no exercício de funções de Coordenador Comercial na empresa Academia Fitness Center, assim como de Enfermeiro pelo clube de futebol União Desportiva Valonguense. 4435-718 Baguim do Monte. E-mail: tiago_sc16@hotmail.com.
Santos M, Almeida A, Oliveira T. D.O.I.? Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2018, volume 5, S97. DOI: 10.31252/RPSO.15.04.2018