HEALTH HEARING IN MUSICIANS- DEVELOPMENT OF A WEBSITE
Tipo de artigo: Estudo Epidemiológico (Estudo Experimental)
RESUMO
INTRODUÇÃO
Os profissionais associados à música são expostos a elevados níveis de pressão sonora durante sua carga horária de trabalho, o que poderá acarretar implicações médicas relevantes.
OBJETIVO
Desenvolver um website, com a finalidade de promover a saúde auditiva, especificamente no músico profissional.
MATERIAL E MÉTODO
Este trabalho obteve a aprovação do Comité de Ética em Pesquisa em Seres Humanos de 30/04/2014, de acordo com a Resolução CNS 466/12, CAAE 30315914.7.0000.5417, com o número 640.183.
Com o objetivo de conscencializar estes profissionais sobre a importância de se manterem atitudes preventivas em relação aos distúrbios auditivos, foi utilizado o website desenvolvido no grupo de pesquisa de saúde auditiva em músicos. Para a estruturação do conteúdo do website foram consultadas as bases de dados Lilacs, Pubmed, Scielo, Google Scholar; com os descritores “perda auditiva, música e promoção da saúde”; em inglês: hearing loss, music, health promotion. Para elaborar o conteúdo foram selecionados artigos científicos da área, cujo contéudo foi sintetizado e simplificado. O website foi intitulado “Saúde Auditiva para Músicos” (http://saudeauditiva.wix.com/samb). As figuras e videos foram selecionados com o objetivo de serem atualizados, de fácil entendimento e capazes de despertar o interesse e a motivação do público alvo.
RESULTADOS
Os resultados deste estudo demonstraram a necessidade de atuação para a promoção da saúde por meio dos Programas de Preservação Auditiva, envolvendo medidas de controlo do som intenso (coletiva e individualmente). A amostra foi composta por dezasseis músicos de quatro bandas diferentes; os instrumentos mais utilizados foram o baixo, a bateria e a guitarra. Os músicos apresentam risco elevado de hipoacusia, já que a música não é considerada pelos seus executantes como ruído, apesar da intensidade elevada, que pode causar danos irreparáveis.
CONCLUSÃO
A internet possibilita interações entre pessoas e objetos de conhecimento. Dessa forma, os resultados mostraram-se satisfatórios, uma vez que na fase inicial do projeto foram quantificadas 76 visitas e 16 usuários; sendo a principal mais valia assinalada o seu caráter educativo e a facilidade de acesso/ consulta a qualquer momento.
Palavras-chave: perda auditiva, perda auditiva provocada por ruído, ruído ocupacional, música.
ABSTRACT
INTRODUCTION
Music professionals are exposed to high levels of sound pressure during their working hours, which may result in significant medical implications.
OBJECTIVE
Develop a website in order to promote hearing health, specifically for professional musicians.
MATERIALS AND METHODS
This work was approved by the Research Ethics Committee in Human Beings dated 30/04/2014, according to CNS Resolution 466/12, CAAE 30315914.7.0000.5417, with the number 640.183. In order to make them aware of the importance of keeping preventive measures to hearing disorders, we developed a website to inform and permit research in these professionals. For the structuring of the website content some databases were used, such as the Lilacs, Pubmed, Scielo and Google Scholar, using as descriptors: “hearing loss, music and health promotion”. To prepare the website content there were selected scientific papers, synthesized and simplified in their language. The website was titled “Hearing Health for Musicians” (http://saudeauditiva.wix.com/samb). The pictures and videos were selected with the goal of being current, easy to understand and to arouse the interest and motivation of the target audience.
RESULTS
The results of this study demonstrate the need for action to promote health through the Hearing Conservation Programs involving control measures of the intense sound (collectively and individually). The sample was composed of 16 musicians from four different bands, always being one vocalist and the rest used instruments, especially bass, drums and guitar.
The musicians are professionals with high risk of occupational illness, as there is a lack of awareness of this risk class, as the music is not regarded by musicians such as noise, despite the high intensity that can cause irreparable damage to hearing.
CONCLUSION
The internet enables interactions between people and objects of knowledge. Thus, the results were satisfactory, since in the first step of this project, there were quantified 76 hits and 16 users, since the website was used as the carrier of information tool, considering that can be accessed anytime anywhere and can disseminate professional for information music.
Keywords: hearing loss, hearing loss caused by noise, occupational noise, music.
INTRODUÇÃO/ ENQUADRAMENTO
A música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, conjunto de aspectos que a tornam uma arte. A mesma está sempre presente em nossas vidas, tendo para cada um de nós um significado especifico, mas de uma forma geral relaciona-se ao bem estar e ao prazer. É o elo mais antigo de interação entre seres humanos, sendo utilizada até mesmo como meio de comunicação. Consideramos a música como sendo um som, mas em níveis de intensidade sonora elevados pode resultar perda auditiva progressiva e permanente. Isto dependerá das variáveis intensidade, tempo e periodicidade da exposição.
Os músicos costumam estar expostos a níveis de pressão sonora variados, conforme o estilo de música, condições acústicas do local de apresentação, instrumentos utilizados e posição do músico dentro da banda ou orquestra¹. Todos os sons produzidos por bandas de rock, pop, jazz e orquestra têm o potencial de produzir exposições acima de 85 dB. Os níveis sonoros que atingem os músicos clássicos durante suas apresentações podem variar de 77 a 89,7 dB NPS, podendo chegar a picos de 110 dB NPS².
Nas doenças adquiridas no ambiente de trabalho, a perda auditiva induzida por ruído (PAIR) ou perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevada (PAINPSE) é uma das mais comuns³. Estas são caraterizadas por uma diminuição gradual da acuidade auditiva decorrente do tempo de exposição, tendo um caráter lento e progressivo mas irreverssível; para além disso só costuma ser percetível quando atinge um patamar de maior intensidade. A perda de audição pode implicar também alterações emocionais (como ansiedade e depressão), na medida em que o indivíduo pode se sentir melindrado por não ouvir, isolando-se e alterando eventualmente o seu desempenho social e familiar4.
A hipoacusia é considerada uma das doenças ocupacionais mais prevalentes em todo o mundo e atinge profissionais de áreas profissionais muito diversas. No caso específico dos músicos, esta pode interferir no desempenho laboral, dificultando a percepção dos tons e timbres e prejudicando o equilíbrio entre os instrumentos.
No Brasil ainda não existe legislação especifica que aborde o risco de perda auditiva nesta categoria profissional. Alguns países como Austrália, Suíça, Itália e Finlândia preocupam-se com os limites de exposição sonora ocupacional em atividades musicais ou na indústria associada ao entretenimento, tanto para os músicos como para o público. Já na Suécia, por exemplo, as recomendações são bem mais específicas. Para os músicos, a intensidade Leq (A) para 8 horas diárias de exposição não deve ultrapassar 115 dB (A) e picos de mais de 140 dB (C); para ouvintes, a intensidade Leq (A) máxima é também de 115 dB (A). Os valores máximos foram assim definidos partindo do pressuposto de que a música não é tão prejudicial para a audição quanto o ruído industrial5,6.
Segundo a literatura, o avanço da tecnologia faz com que se tenha um aumento da ocorrência de PAIR, uma vez o progresso nas diversas áreas do conhecimento humano vem criando uma sociedade cada vez mais ruidosa7,8.
Contudo, nota-se que em sua maioria os músicos não são conscientes destes riscos ou não lhe dão a devida importância, uma vez que seus efeitos não aparecem a curto ou médio prazos e difcilmente consideram o seu produto laboral como equivalente ao ruido, a nível de saúde. Desta forma, para que ocorra a mudança do comportamento, são necessárias ações de promoção e educação em saúde, enfatizando a consciencialização desses profissionais, utilizando os diferentes meios de comunicação social disponíveis. A Promoção de Saúde tem como objetivo atuar junto à comunidade para transformar componentes comportamentais, culturais e hábitos dos indivíduos, visando a melhoria da qualidade de vida e saúde9. Neste contexto, o desenvolvimento de folders e de um site educativo/informativo, aparece como um meio de Promoção e Educação em Saúde. Assim como outras esferas nas quais a sociedade se insere, os meios de comunicação devem atuar nesta busca pelo bem-estar social, fazendo uso de todos os seus recursos para a promoção da saúde. Especialmente na realidade atual, quando os meios de comunicação social ocupam cada vez mais espaço na sociedade, é imprescindível integrá-los também neste contexto da saúde pública e utilizá-los para a superação dos obstáculos ainda existentes, de forma a alcançar o maior número de individuos10.
Internacionalmente são encontrados alguns exemplos de websites com esta finalidade, como é o caso de Dangerous Decibels do Oregon Hearing Research Center e o Wise Ears! do National Institute on Deafness and other Communication Disorders.
No Brasil surgiu a Campanha de saúde pública destinada a reduzir a incidência de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) e zumbido, alterando conhecimentos, atitudes e comportamentos das crianças em idade escolar. Em 1997, houve a I Semana Nacional de Prevenção a Surdez, que teve como objetivo educar e conscientizar a população brasileira para os problemas da surdez visando a sua prevenção, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1998. Constatou-se que as campanhas desenvolvidas têm aceitação de grande parte da população e são reconhecidas, recebendo prémios e alcançando os objetivos propostos.
Para além disso, as autoras querem realçar que os programas preventivos em relação ao ruído laboral são geralmente generalistas, não destacando os músicos em particular- por exemplo, o desenvolvimento de folder informativo com esse objetivo não foi encontrado pelas mesmas na literatura nacional até o momento. Já na internet, por sua vez, encontra-se a “Campanha Sobre Prevenção Auditiva para profissionais da música” (facebook e instagram), que tem por objetivo sensibilizar as pessoas a abraçarem a causa da Preservação Auditiva; esta conta com o apoio de músicos famosos, que divulgam nas suas redes sociais este tema.
Globalmente, esta forma de promoção da saúde por meio de tecnologias de telecomunicações bidirecionais pelo uso de internet, redes de voz, vídeo e teleconferências, chama-se Telessaúde, ou seja, Saúde à Distância.
Atualmente sabemos que a internet é um dos meios de comunicação social mais utilizado, pois é um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial, pois permite acesso rápido às informações e possibilita que o usuário possa interagir com outros, ultrapassando os limites geográficos. Essa rede surgiu durante a guerra fria, para que as forças armadas americanas comunicassem entre si. Entre as décadas de 1970 e 1980 a internet começou a ser utilizado pelo meio académico, permitindo que professores e alunos trocassem mensagens e informações. Em 1990 a internet começou a se popularizar e neste ano o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, o que possibilitou a criação de sites mais interativos e dinâmicos e a partir daí a internet cresceu em ritmo acelerado11.
No Brasil, a internet surgiu pela iniciativa de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) no ano de 1987, para fins académicos e de pesquisa. Apenas em 1995 foi incentivado o uso comercial da mesma. A partir disso, o número de utilizadores, impressionados com a facilidade de troca de informações, passou a crescer consideravelmente até os dias de hoje12.
O uso da rede mundial de dados faz parte da vida dos brasileiros, seja para trabalho, lazer ou busca de informações. Segundo o Ibope Media de 2013, existem cerca de 105 milhões de internautas no Brasil, colocando-o em quinto lugar no ranking dos países mais conectados e muitos usuários utilizam a rede para procurar informações sobre saúde. No final dos anos 90, a definição de Telemedicina – transmissão de conhecimentos e cuidados em saúde à distância, utilizando sistemas de comunicação embora ainda confusa e duvidosa, já envolvia um conteúdo rico e diverso13.
Além da busca por informações em saúde, a internet também possibilitou uma nova modalidade de Ensino a Distância. Sendo a principal vantagem do ensino pela internet à flexibilização do tempo e espaço14.
Desta forma, o estudo elaborou um site voltado aos músicos, abordando questões sobre saúde auditiva. No Brasil não há legislação que proteja os músicos quanto aos riscos de perda auditiva, sendo esse mais um fator motivador para criação do site. Sendo assim, o acesso à informação sobre a saúde auditiva potenciará a prevenção e a intervenção, quando necessárias, além de chamar atenção para essa categoria de trabalhadores.
OBJETIVOS
Desenvolver um website, a fim de promover a saúde auditiva, especificamente do músico profissional.
METODOLOGIA
Local, autores e participantes
Este estudo foi conduzido pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo, Campus de Bauru.
Esta investigação está contida num projeto maior, intitulado “Proposta de programa de prevenção de perdas auditivas para músicos”. Este projeto foi aprovado na reunião ordinária do Comité de Ética em Pesquisa em Seres Humanos de 30/04/2014, de acordo com a Resolução CNS 466/12, CAAE 30315914.7.0000.5417, com o número 640.183. Os participantes receberam esclarecimentos sobre os objetivos e procedimentos da pesquisa e foram convidados a assinar um termo de consentimento.
Especificidades do Projeto
A metodologia utilizada é baseada no modelo de design sugerido por Filantro e Piconez¹¹; por favor consultar a Figura1.
Etapa 1 – Análise
Para a elaboração do site foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema. As bases de dados e websites utilizados foram Lilacs, Pubmed, Scielo e Google Scholar; os descritores destacados foram: perda auditiva, música, promoção da saúde; em inglês: hearing loss, music, health promotion.
Etapa 2 e 3 – Design e desenvolvimento
O site contém informações sobre promoção e educação em saúde auditiva para músicos, cada “aba de acesso” aborda um tópico, nomeadamente “caminho do som”; “higiene da orelha”; “o que é perda auditiva”; “perda auditiva induzida por ruído”; “como prevenir”; “tempo de exposição e intensidade”; “como a fonoaudiologia pode ajudar”; “resultados encontrados e sobre”.
Para facilitar a compreensão foram inseridos imagens e vídeos. Todo o conteúdo foi elaborado com linguagem compatível para o público alvo. Para verificar a linguagem do conteúdo, todos os textos foram avaliados por meio do índice de Leitura Flesch, criado pelo austríaco Rudolf Flesch na década de 40. O índice verifica o vocabulário e a estrutura das frases utilizadas em cada um dos textos, com o intuito de promover maior compatibilidade entre o texto exibido e a linguagem do público alvo. Para realizar o cálculo dos valores, utiliza-se a seguinte fórmula matemática:
IFLF = 206,835 – |(1,015 x comprimento médio da frase) + 0,846 x (número de sílabas por 100 palavras)|
Quanto mais alta a pontuação obtida, melhor é a legibilidade do texto avaliado. Para classificar os valores obtidos utilizamos o estudo realizado por Martins e colaboradores, em 1996 (ver Tabela 1). Para realizar o cálculo do presente estudo foi utilizado o software Microsoft Word 2010.
Etapa 4 – Implementação
Foi realizada a disponibilização do site na rede. Com base nos recursos tecnológicos disponíveis, foi definido para tal finalidade o uso da Ferramenta Wix, disponível gratuitamente na internet, por sua facilidade de trabalho e seu caráter intuitivo para confecção de ambientes virtuais.
Etapa 5 – Avaliação
O site foi utilizado como ferramenta durante o workshop promovido pelo PPPA, na qual participaram componentes de quatro bandas; estas foram nomeadas com siglas para melhor identificação, nomeadamente banda 1 (B1), banda 2 (B2), banda 3 (B3) e banda (B4), cada uma contendo no máximo 10 profissionais, com idade entre os 21 e os 36 anos. Estes responderam a um questionário sobre saúde auditiva e perdas auditivas relacionadas à música, que continha oito perguntas de desenvolvimento para avaliação do conhecimento pré e pós-workshop utilizando o site como material de apoio. Para avaliar o conteúdo do site, linguagem e forma de apresentação foi elaborado um questionário com a ferramenta docs google. O endereço para acesso do formulário foi enviado às bandas separadamente, para preservar as suas identidades. Segue o endereço para acesso do formulário: https://docs.google.com/forms/d/1Nhbu4l7I2EN02NsLoIIjw6BBQCI6I24pSEqI1ouZHU/viewform.
CONTEÚDO/ RESULTADOS
O workshop foi frequentado por músicos que tocavam em bandas de rock, sendo todos os elementos pertecentes ao sexo masculino. Eles atuavam na área geográfica do centro universitário que orientou este projeto e faziam em média cinco apresentações por semana, bem como ensaios musicais de até cinco horas contínuas, uma a duas vezes por semana. A nível de atividades de lazer com ruído, os mesmos não relataram nada para além de ouvir música através de headphones. Os participantes não referiram sintomas para além de acufenos.
Durante as suas atuações metade dos participantes não consumiam bebidas alcoólicas, mas todos o faziam durante os intervalos, alegando geralmente que o objetivo era aquecer a voz.
Etapa 1 – Análise
Como proposto inicialmente, foi realizado um levantamento dos assuntos relacionados à saúde auditiva que são mais citados e frequentes na literatura, ou seja, de maior relevância. Foram selecionados para o site os sub-temas inseridos na Tabela 2. Após a análise destes da parte das autoras, foi feita uma seleção dos textos mais adequados para elaborar o conteúdo do site, no total de 50 artigos selecionados das bases de dados mencionadas.
Etapa 2 e 3 – Design e desenvolvimento
Para elaboração dos textos foi utilizada a ferramenta Microsoft Word 2010. Visando a construção de um site dinâmico, didático, prático e que atendesse as necessidades do público alvo. Desta forma, foram definidos os seguintes tópicos e conteúdos para o site:
- Inicio – explicação do objetivo do trabalho e relação do mesmo com o PPPA.
- Caminho do som – explicação fisiológica sobre o caminho do som até nosso cérebro.
- Higiene da Orelha – abordagem sobre a limpeza do ouvido e como deve ser feita.
- O que é perda auditiva? – quanto ao tipo e ao grau.
- O que é perda auditiva induzida por ruído? – abordagem correlacionando a perda auditiva a níveis elevados de pressão sonora.
- Como prevenir – EPI’s? – abordagem dos protetores específicos para músicos, que permitem a atenuação do som, mas também o retorno da música.
- Tempo de exposição a níveis elevados de pressão sonora – tabela ilustrativa sobre o tempo de exposição e o dano causado à audição.
- Como a fonoaudiologia pode ajudar – abordagem do papel do fonoaudiólogo da prevenção à reabilitação.
- Resultados encontrados – foram expostos os resultados obtidos durante a etapa de avaliação do PPPA.
- Sobre – identidade das pesquisadoras envolvidas no projeto.
Para que os textos elaborados fossem compatíveis com a escolaridade do público alvo, todos foram avaliados por meio do Índice de Leitura Flesch (ver Tabela 3).
Etapa 4 – Implementação
Dentro da Ferramenta Wix, foi utilizado o tema gratuito h60ph. A ferramenta utilizada para desenvolvimento do site permite que o público aceda a todo o conteúdo sem que haja a necessidade de um registo prévio. Para além disso, no final de cada página existe uma caixa de contato que permite o envio de sugestões.
Etapa 5 – Avaliação
O site foi desenvolvido pelas autoras, mas para a disposição de imagens, vídeos, cores, tamanho da fonte, disposição dos textos e toda a imagem visual do site, foi requisitada a colaboração de um webdesigner.
O site foi utilizado como ferramenta durante o workshop e por meio dos questionários pré e pós-oficina foi possível avaliar a sua efetividade.
DISCUSSÃO E CONCLUSÕES
Espera-se que o site atinja os indivíduos do estudo e que estes o transmitam a outros colegas, permitindo assim a disseminação da informação e a intervenção precoce. O site é apresentado em oito tópicos, procurando esclarecer as dúvidas e curiosidades dos leitores.
O questionário continha oito perguntas, na maioria de desenvolvimento, que permitiam que o músico expressasse a sua opinião sobre Fonoaudiologia, saúde auditiva e protetores auditivos. As respostas obtidas pré-oficina, mostraram que grande parte conhecia somente aspetos isolados da profissão e não compreendiam o fonoaudiólogo como agente facilitador no mundo da música, acreditando que este deveria estar presente somente se já houvesse uma perda auditiva. Quanto à proteção individual, não foram demonstrados, globalmente, grandes conhecimentos.
O feed-back proporcionado por esta investigação, da parte dos participantes, foi bastante positivo, sobretudo a nível da aquisição de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas. A partir do momento da avaliação audiológica os músicos já apresentaram mudança de comportamento, mostrando-se mais conscientes quanto ao risco de perda, higiene do ouvido e uso de protetores auditivos. Após o workshop passaram a compreender melhor a complexidade da profissão e visualizar que o fonoaudiólogo pode estar presente no âmbito musical desde a prevenção de perda auditiva até a reabilitação. Entenderam também a importância dos protetores auditivos e os prejuízos que a exposição a níveis elevados de pressão sonora podem causar à audição. Todo Programa de Conservação Auditiva preconiza, como premissa básica, que os aspectos educativos devem informar o trabalhador, para seu próprio benefício, o quanto e de que maneira o ruído afeta a sua audição15.
Os resultados deste estudo demonstraram a necessidade de atuação para a promoção da saúde por meio dos Programas de Preservação Auditiva, envolvendo medidas de controle do som/ ruído intenso (coletiva e individualmente). Os músicos são profissionais com grande risco ocupacional, pois há uma falta de conscientização da classe, já que a música não é considerada ruído, mas em intensidade elevada pode causar danos irreparáveis para a audição.
O site está disponível em: http://saudeauditiva.wix.com/samb.
AGRADECIMENTOS
Nada a declarar.
BIBLIOGRAFIA
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TABELAS/ QUADROS/ FIGURAS E/OU APÊNDICES/ ANEXOS.
Figura 1 – Etapas de elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem.

Tabela 1 – Classificação dos valores obtidos pelo Índice de Leitura Flesch.
| Índice | Classificação (de acordo com a escolaridade brasileira) | 
| 75 – 100 | Muito fácil – Ensino Fundamental até a 4ª série | 
| 50 – 75 | Fácil – Ensino Fundamental a partir da 5ª série | 
| 25 – 50 | Difícil – Ensino médio e faculdade | 
| 0 – 25 | Muito difícil – textos académicos | 
Tabela 2 – Assuntos selecionados na literatura para elaboração do site.
| Fisiologia da audição | 
| Perda auditiva relacionada ao ruído | 
| Tempo de exposição a nível elevado de pressão sonora | 
| Queixas auditivas relacionadas à exposição à música | 
| Higiene auditiva | 
| Protetores auditivos para músicos | 
| Fonoaudiologia e músicos | 
Tabela 3 – Valores obtidos – Índice de Leitura Flesch.
| TÓPICO | % | CLASSIFICAÇÃO | 
| Início | 50 | Fácil | 
| Caminho do Som | 64 | Fácil | 
| Higiene do ouvido | 66 | Fácil | 
| O que é perda auditiva? | 52 | Fácil | 
| Perda auditiva induzida por ruído | 49 | Difícil | 
| Como prevenir – EPI’s | 47 | Difícil | 
| Tempo de exposição ao Nível de Pressão Sonora | 57 | Fácil | 
| Como a fonoaudiologia pode ajudar | 45 | Difícil | 
[1] Rudmila Pereira Carvalho tem formação em Terapia da Fala, pela Universidade de S.Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. E-mail: rudmila.carvalho@usp.br
[2] Graziella Simeão Munhoz é Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/USP (2013).É também Mestre em Ciências na área de Processos e Distúrbios da Comunicação pela Universidade de São Paulo- Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/USP(2016). Endereços para correspondência: Rua Nassin Abrahão, 1-22, Núcleo Habitacional Beija- Flor, Bauru (SP), Brasil, CEP: 17025-430 ou graziella@usp.br.
[3] Andréa Cintra Lopes- Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1990), Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), é Doutorada em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorada em Acústica pela UNESP (2009). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo campus Bauru e Presidente da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Fonoaudiologia, gestão 2013-2016. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, audiologia, saúde auditiva, saúde do trabalhador e telessaúde. e- mail: aclopes@usp.br
Data de receção: 2016/05/21
Data de aceitação: 2016/05/31
Data de publicação: 2016/06/02
Carvalho R, Munhoz G, Lopes C. Elaboração de um Website sobre Saúde Auditiva para Músicos. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2016, volume 1, página 61-71. DOI:10.31252/RPSO.01.06.2016
