TELE-EDUCATION: HEARING HEALTH IN WORKES EXPOSED TO NOISE
TIPO DE ARTIGO: Observacional analítico transversal
AUTORES: Munhoz G(1), Santos A(2), Bozza A(3), Cassol K(4), Carvalho R(5), Lopes A(6).
RESUMO
Introdução
O ruído ocupacional é considerado o problema mais relevante a nível do sistema auditivo do trabalhador brasileiro; perturba a audição, comunicação pessoal e laboral e afeta diretamente a qualidade de vida.
Objetivo
Elaborar um material multimédia em tele-educação sobre prevenção de perdas auditivas de origem ocupacional e disponibilizá-lo às equipas de profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador e agentes comunitários.
Material e método
Foi enviado um e-mail para todos os 58 Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, regionais e estaduais, com o objetivo de recolher informações sobre quais as dificuldades encontradas pelos fonoaudiólogos na área de saúde auditiva do trabalhador.
Resultados
Foram identificadas as necessidades dos fonoaudiólogos e definidos os objetivos no desenvolvimento do material educativo. Com auxílio do designer gráfico e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, foi estruturado um conteúdo informativo em linguagem visual atrativa com slides.
Conclusão
O conteúdo deste material contribuirá para os programas de educação em saúde auditiva, fornecendo informações relativas aos riscos causados por níveis de pressão sonora elevados, ressaltando que a efetividade do CD-ROM deve ser verificada em estudos subsequentes.
Palavras-chave: Ruído, Perda Auditiva, Prevenção, Tele-educação e Telessaúde.
ABSTRACT
Introduction
Occupational noise is considered the most relevant problem in the auditory system of the Brazilian worker; it disturbs the hearing, personal communication and work; it also directly affects the quality of life.
Objective
Elaborate a multimedia material in tele-education on prevention of hearing loss of occupational origin and make it available to the teams of professionals of the Reference Center on Worker’s Health, Worker’s Health Care Network and community agents.
Material and method
E-mail was sent to all Regional and State Workers’ Reference Centers, with the purpose of collecting information about the difficulties encountered by speech-language pathologists in the area of the worker’s hearing health.
Results
The needs of speech therapists were identified and objectives were defined in the development of educational material. With the help of the graphic designer and the Reference Center on Worker’s Health, an informative content in attractive visual language with slides was structured.
Conclusion
The content of this material will contribute to hearing health education programs by providing information on the risks posed by high sound pressure levels, emphasizing that the effectiveness of CD-ROM should be verified in subsequent studies.
Keywords: Noise, Hearing Loss, Prevention, Tele-education, Tele-health.
INTRODUÇÃO
A Saúde do Trabalhador (ST) passa a ter nova definição a partir da Constituição Federal de 19881, com a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua incorporação como área de competência própria da saúde. Tal resultou de um processo constituinte com marcada participação dos movimentos social e sindical, o que contribui para que diversos estados e municípios atualizassem os seus estatutos jurídicos, de forma a acompanhar essas modificações e reforçar as suas práticas no campo de saúde, em especial a ST. Esta vem expressamente incluída na seção que disciplina o direito à saúde, como competência do SUS: “art 200, II 1, ao SUS compete executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador”. Alguns desses programas contavam com o fonoaudiólogo nos seus quadros, uma vez que a Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevada (PAINPSE) despontava como principal doença ocupacional no país na década de 80 e, na década de 90, ocupou o segundo lugar.2
Entre as estratégias para efetivação de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, destaca-se a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (RENAST)3, cujo objetivo é integrar a rede de serviços do SUS dirigidos à assistência e a vigilância, além da notificação de agravos à saúde relacionados ao trabalho, em rede de serviços de sentinela.
A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento psicossocial do indivíduo e tem fundamental importância na integração do homem à sociedade.4
O ruído pode causar alterações cardiovasculares, emocionais, psicológicas, do sono, respiratórias, obstetrícias ou outras.5
O ruído ocupacional é considerado um dos mais graves problemas que acomete o sistema auditivo do trabalhador brasileiro. A PAINPSE é considerada uma entre as dez principais etiologias de perdas auditivas populacionais, sendo que, de todas as causas de lesão auditiva, é a que apresenta maior possibilidade de prevenção.6 A PAINPSE ocorre pela exposição sistémica e prolongada ao ruído intenso; é uma doença crónica e irreversível, uma vez que acomete as células ciliadas do Órgão de Corti.7
Segundo o Comitê de Ruído e Conservação Auditiva da American College of Ocupational Medicine e o Comitê Nacional de Ruído e Conservação Auditiva, publicado na portaria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de 1997, a PAINPSE acomete inicialmente, as regiões das frequências de 6, 4 ou 3 KHz podendo, com a progressão da perda, atingir as regiões de 8, 2, 1 KHz, 500 e 250 Hz.8
Os efeitos auditivos encontrados em trabalhadores portadores de PAINPSE limitam a funcionalidade auditiva, provocando alteração de sensibilidade auditiva e na seletividade das frequências, bem como na resolução temporal e espacial, recrutamento e zumbido. Tais alterações influenciam diretamente a discriminação auditiva, dificultando a percepção, principalmente, dos sons da fala, podendo também alterar o padrão de fala de acordo com o grau da perda auditiva. 9, 10
Paniz11 ressalta que os programas de conservação auditiva são implementados apenas nas indústrias e não se observam iniciativas governamentais para a criação de programas de educação ambiental que falem sobre os riscos decorrentes de exposição a som intenso.
Considerando que a perda auditiva ocupacional é passível de prevenção, há necessidade de maior investimento científico para viabilizar as estratégias de prevenção. Um trabalho educativo poderá modificar o comportamento de jovens trabalhadores, assim como dos empresários.12
A produção académica nacional e internacional na área de saúde do trabalhador revela que se trata de uma área consolidada e produtiva e a literatura traz a necessidade de um conhecimento multidisciplinar para contribuir efetivamente para a promoção da saúde auditiva nos ambientes de trabalho. A área de Saúde do Trabalhador representa para a fonoaudiologia um importante campo de atuação e produção de conhecimento científico.
Os centros em Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) solicitaram a criação de um material educativo para ser utilizado pelos profissionais de saúde e segurança do trabalho devido à inexistência de materiais padronizados pelas equipas na área de saúde auditiva para a realização de programas educativos.
Perante estas considerações, o presente estudo contribuirá para a educação continuada da equipa de profissionais de saúde e segurança do trabalho, desenvolvendo um material hipermédia a ser utilizado para promover a saúde auditiva por meio da conscientização e educação dos trabalhadores.
MATERIAL E MÉTODO
Casuística
Este estudo foi conduzido pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Campus de Bauru, aprovado pelo comité de Ética em Pesquisa, sob número 046/2011.
Método
A produção do material proposto está segundo as fases de desenvolvimento de “design institucional contextualizado” sugerido por Filatro, Piconez13, organizado e definidos pelos autores em diferentes estágios:
- Análise: envolve a identificação de necessidades de aprendizagem e definição de objetivos instrucionais e o desenvolvimento das restrições envolvidas.
- Design e Desenvolvimento: quando ocorre o planejamento da instrução e a elaboração de materiais e produtos instrucionais.
- Implementação: quando se dá a capacitação e ambientação da proposta de design instrucional e a realização do evento ou situação de ensino-aprendizagem propriamente ditos.
- Avaliação: envolve a avaliação e a revisão do sistema proposto.
- Análise: Foi realizada uma reunião com a fonoaudióloga do CEREST de Bauru, para discutir sobre as necessidades que o CEREST dessa região possui, foi relatada a falta de um material único para realização de seminários de prevenção e promoção de saúde. Os fonoaudiólogos dos CEREST’s regionais e estaduais utilizam seu próprio material, não tendo a homogeinização de um material hipermédia para atividades em grupo.
Foi enviado um email para todos os 58 CEREST regionais e estaduais para avaliar quais eram as dificuldades encontradas pelos fonoaudiólogos, na área de saúde auditiva do trabalhador.
De acordo com as necessidades relatadas o material hipermédia escolhido foi o Compact Disc Read-Only Memory (CD-ROM).
Design e Desenvolvimento: Para o conteúdo pragmático do material proposto foi feita uma consulta sistemática das publicações científicas nacionais e internacionais, utilizando livros, documentos e publicações governamentais para definições e conceitos. Foram levantados artigos científicos na biblioteca virtual em saúde- BIREME que compreende as bases de dados LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SCIELO e a base de dado PUMED. As palavras chaves definidas foram: ruído, audição, agentes químicos, zumbido, perda auditiva prevenção, tele-educação e telessaúde. Foi adicionado um ícone de mais (+) para tópicos em que o usuário de CD-ROM poderia aceder a informações suplementares.
Implementação: A implementação ocorre junto à fase de análise, planejamento e produção, essa fase avança de acordo com os estágios, podendo ser alterada e adicionada mais detalhes.
Avaliação: Essa fase será realizada em pesquisas futuras com uma amostra estatisticamente significante.
RESULTADOS
Os resultados foram divididos em tópicos: análise, design e desenvolvimento e implementação.
Análise
Essa fase foi primordial para seleção do conteúdo do material, após identificação das necessidades que os profissionais do CEREST possuem foram definidos os objetivos para o desenvolvimento do material educativo. Obteve-se resposta de dez dos cinquenta e oito e-mails enviados; os CEREST’s que responderam a nível estadual foram do Espírito Santo, Goiânia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro; a nível regional foram Batatais, Jundiaí, Pelotas, Pindamonhangaba e Registro.
Alguns CEREST’s relataram que não dispunham de material educativo para formação em grupos, não tinham fonoaudiólogos especializados na área (no qual contam com um serviço de apoio externo na área de fonoaudiologia) e que não notificavam a PAINPSE pelo desconhecimento desse procedimento, principalmente da parte do fonoaudiólogo.
O CR-ROM foi escolhido devido à facilidade de utilização, sendo necessário apenas um computador com sistema operacional do Windows.
Design e desenvolvimento
Para desenvolvimento do material foi fundamental a colaboração de um profissional da área da computação, no qual um designer gráfico estruturou o conteúdo informativo em linguagem visual atrativa. Foram realizadas reuniões e trocas de informações, sendo entregue inicialmente a ele o conteúdo teórico do material em slides montados no Microsoft Office PowerPoint 2010. Nessa fase foram selecionados imagens e recursos audiovisuais que seriam utilizados no CD-ROM. A linguagem escolhida para elaboração do material foi uma linguagem objetiva, a fim de atingir todas as classes sociais de trabalhadores. Primeiramente, foi necessário estabelecer uma identidade visual para o projeto trabalhando a tipologia do título “Programa de prevenção de perdas auditivas relacionadas ao trabalho” com grande destaque, contrastando com o fundo. Foi utilizada a mescla de cores azul e laranja, sendo estas cores complementares, garantindo assim uma harmonia visual. O azul transmite seriedade e tranquilidade, enquanto o laranja proporciona dinamismo e luminosidade à composição.
Na textura do fundo, foram projetadas “ondas” que remetem à ideia de ondas sonoras chegando ao sistema auditivo. Para enriquecer o layout, animações de transição procuraram garantir o foco do expetador ao tema em questão.
Implementação
O material foi finalizado após três versões, a primeira foi corrigida após o designer entregar a primeira versão do CD-ROM, a segunda após a correção realizada no exame de qualificação do mestrado que avaliaram o material e a terceira versão após a autora, juntamente ao designer, avaliar possíveis erros de conteúdo teórico e visual.
O CD-ROM foi composto por temas a serem utilizados nas palestras realizadas pelas fonoaudiólogas do CEREST; o material abordava itens como: anátomo-fisiologia da audição, PAINPSE, exames audiológicos, diagnóstico, equipamento de proteção individual, agentes químicos, notificação, reabilitação e ações preventivas.
DISCUSSÃO
Este trabalho foi elaborado baseado em estudos sobre a Educação à Distância, a qual se caracteriza como uma modalidade de ensino que utiliza meios tecnológicos.14
Jucá15 relata que o uso adequado de recursos tecnológicos auxilia no processo de aprendizagem, tornando o ensino mais estimulante e eficaz. Entre os materiais hipermédias existentes o CD-ROM foi escolhido devido à facilidade de acesso, custo e distribuição. Estudos comprovam que o CD-ROM é um dos métodos melhor aceites e eficazes no processo de ensino, 16, 17, 18 com a capacidade de recuperação de conteúdos em qualquer lugar e tempo.19
O CD-ROM intitulado de “Programa de Prevenção de Perdas Auditivas Relacionadas ao Trabalho” apresenta uma linguagem clara e objetiva. No que se refere à decisão do conteúdo, na fase de análise deste estudo foram selecionados temas compatíveis com a modalidade de ensino proposta, de acordo com as necessidades de aprendizagem do público alvo.
Identificar as necessidades de aprendizagem do público alvo é imprescindível para a definição dos objetivos instrucionais20, para elaboração do CD-ROM foram levadas em consideração as respostas dos e-mails enviados aos CEREST’s.
Um estudo foi realizado numa indústria alimentar em que os funcionários não possuíam grandes conhecimentos relativos aos malefícios do ruído a que estavam expostos diariamente. Foram associados conteúdos teóricos ao áudio visual com o intuito de auxiliar a compreensão do público alvo; esses recursos entre associação de teoria, imagem e som possibilitaram maior apreensão e exploração do conteúdo. O CD-ROM desenvolvido procurou realizar essa associação de conteúdo teórico com o visual, uma vez que alguns estudos comprovaram que há maior facilidade de assimilação das informações apresentadas ao público alvo.21
A complementação de conteúdos teóricos com informações visuais e auditivas são estratégias indispensáveis na EaD, devido estimularem diversos sentidos ao mesmo tempo auxiliando no processo de ensino aprendizagem.22
Medina23 afirmou que o design do material focalizado no usuário deve considerar suas características para torná-lo mais efetivo e satisfatório em sua execução. A qualidade da arte provoca interesse e motivação no público alvo e a eficácia para a transmissão, recepção, transformação e interação desse material é necessária para a criação de um processo educativo.
Os tópicos apresentados no CD-ROM abordam aspectos relacionados à PAINPSE, que descrevem os conceitos, características clínicas, sinais e sintomas, diagnóstico, notificação, responsabilidade jurídica, aposentadoria/ reforma e insalubridade, EPI (equipamentos de proteção individual), agentes otoagressores, perda temporária do limiar e anátomo-fisiologia da audição.
De acordo com o National Institute for Ocupational Safety and Health24, nos países desenvolvidos aproximadamente 30 milhões de trabalhadores são expostos a níveis de pressão sonora elevados, potencialmente lesivos à saúde.
Os dados epidemiológicos sobre perda auditiva no Brasil são escassos e referem-se a determinados ramos de atividades e, portanto, não há registos epidemiológicos que caracterizem a real situação. Os dados disponíveis sobre as ocorrências dão uma ideia parcial da situação de risco relacionada à perda auditiva.
Estima-se que 25% da população trabalhadora exposta seja portadora de PAINPSE em algum grau.25, 26, 27, 28 Este trabalho poderá contribuir para a redução da incidência de perdas de audição geradas por altos níveis de pressão sonora, minimizando os danos causados pelo ruído a trabalhadores por meio de um programa de conservação auditiva.
Rocha, Santos e Frota29 realizaram um estudo com gestores do trânsito que eram expostos a monóxido de carbono e ruído, estes foram submetidos à anamnese, meatoscopia, audiometria tonal e emissões otoacústicas e encontraram diferenças significantes tanto nos limiares tonais quanto nas respostas das emissões otoacústicas por produto de distorção quando comparado a grupos de gestores do trânsito que não eram expostos aos dois agentes.
Embora haja reclamações de profissionais do CEREST por não saber notificar a PAINPSE, há conteúdo disponível no site do CFF (Conselho Federal de Fonoaudiologia) pelo endereço www.fonoaudiologia.org.br.
A notificação tem por objetivo o registo e a vigilância das perdas auditivas induzidas por níveis de pressão sonora elevada. A Resolução representa grande avanço tanto para o trabalho do fonoaudiólogo dentro das equipas de saúde no SUS e SESMT, quanto para o aumento das notificações de casos de PAINPSE no SINAN. Desde 2004, por meio da Portaria MS nº777/0430 revogada pela Portaria nº2472/1031 e mais recentemente reforçada pela lista de agravos relacionados ao trabalho da Portaria MS nº 104/1132, a PAINPSE constituiu-se como um dos agravos relacionados ao trabalho de notificação compulsória. Em 2006 (primeiro ano de registro de casos de PAINPSE no SINAN) quantificaram-se 670 casos no Estado de São Paulo. De 2011 para 2012, observa-se ainda uma diminuição do número de notificações (152 e 139, respetivamente).
Caso haja recomendação de afastamento do trabalho por um período superior a 15 dias, o Setor de Benefícios do INSS encaminhará o segurado ao setor de Perícias Médicas para realização de Exame Pericial, a partir de 16º dia. A CAT/LEM é o elemento que trará, para o médico perito, informações do médico do trabalho acerca das condições clínicas do examinado, bem como os motivos pelo qual o médico do trabalho diagnostica PA Ocupacional.33
Diante da literatura compilada a elaboração do CD-ROM contribuirá para os programas de educação em saúde auditiva fornecendo informações a respeito dos riscos causados por níveis de pressão sonora elevada e medidas de proteção auditiva para prevenir uma possível perda de audição, para que trabalhadores compreendam a dimensão do problema e saibam que os serviços de atenção à saúde devem realizar o acolhimento dos trabalhadores, fornecendo as informações básicas e dar início ao processo de diagnóstico, notificação e acompanhando sua condição auditiva no decorrer do tempo, colaborando com os serviços de fiscalização.
CONCLUSÃO
O conteúdo deste material contribuirá para os programas de educação em saúde auditiva, fornecendo informações a respeito dos riscos a saúde auditiva causados por níveis de pressão sonora elevados. A realçar que a efetividade do CD-ROM dever ser verificada em estudos subsequentes.
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- Portaria do INSS com respeito à Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional.1997.
(1)Graziella Simeão Munhoz
Fonoaudióloga. Mestre em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. Pesquisadora na área de audiologia clinica e ocupacional. E-mail: graziella@usp.br.
(2)Andreia Santos
Fonoaudióloga. Mestre em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. São Paulo.
-E-mail: andreia_araujos@yahoo.com.br.
(3)Amanda Bozza
Fonoaudióloga, mestre e doutoranda em Ciências, pela Faculdade de Odontologia de Bauru. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro- Oeste e pesquisadora na área de audiologia clinica e ocupacional.
Itati/ PR. E-mail: amandabozza@yahoo.com.br.
(4)Karlla Cassol
Fonoaudióloga. Graduação em Fonoaudiologia Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/PR. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/PR. Doutoranda em Fonoaudiologia na Faculdade de Odontologia de Bauru da universidade de São Paulo (FOB/USP). Docente no curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Assis Gurgacz (Cascavel -PR). Docente colaboradora do Curso de Pós-Graduação em Audiologia Clínica. Ibema, Paraná. E-mail: karlla_cassol@hotmail.com.
(5)Rudmila Carvalho
Fonoaudióloga. Mestranda em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo.
Bauru/ São Paulo. E-mail: rudmila.carvalho@usp.br.
(6)Andréa Cintra Lopes
Fonoaudióloga. Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Acústica e Vibração pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP-Bauru. Endereço para correspondência dos leitores: Al. Dr. Octavio Pinheiro Brisolla, 9-75. Vl. Universitária. CEP:17043-101. Bauru, São Paulo – Brasil – Caixa Postal: 73. E-mail: aclopes@usp.br.
Munhoz G, Santos A, Bozza A, Cassol K, Carvalho R, Lopes A. Tele-educação: Saúde Auditiva em Trabalhadores expostos ao Ruído, Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2017, volume 4, 23-31. DOI:10.31252/RPSO.14.09.2017