As unhas de gel potenciam o número e/ou gravidade dos acidentes de trabalho?- De Scoping Review a Desafio lançado aos Leitores…

Uma vez que não se encontraram quaisquer dados sobre este tema, a Direção da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional lança mais um desafio aos seus leitores, no sentido de tentar aliciar uma Equipa de Saúde Ocupacional, que tenha acesso a uma amostra de trabalhadoras significativa, em postos de trabalho adequados a esta investigação.

Detalhes

Saúde Ocupacional aplicada ao Trabalho em Espaço Confinado

Espaço confinado é definido como área de reduzidas dimensões, mas a ponto de permitir a entrada total de pelo menos um funcionário e respetiva execução de tarefas laborais existindo, contudo, limitações na entrada e saída e sem a possibilidade de nele trabalhar alguém a tempo inteiro, de forma contínua. Trabalhos com estas caraterísticas normalmente estão associados a riscos elevados, pelo que se considerou pertinente a realização de uma pesquisa bibliográfica exploratória para reunir informação capaz de orientar genericamente as equipas de saúde ocupacional.

Detalhes

Cremes de Barreira como Prevenção/ Atenuação de algumas Dermatites Ocupacionais

A ocorrência de dermatite de contato ocupacional é razoavelmente frequente, em função do contato agudo ou crónico com diversos agentes químicos, potenciados às vezes pela humidade. Pretendeu-se com esta revisão adquirir mais conhecimentos sobre as caraterísticas dos cremes de barreira, bem como o papel que podem ter na Saúde Ocupacional, sobretudo em tarefas em que o uso de luvas possa estar contraindicado.

Detalhes