Santos M. Inquérito relativo à Saúde Ocupacional dos Tatuadores Portugueses. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2020, volume 9, 1. DOI: 10.31252/RPSO.09.05.20202
TIPO DE ARTIGO: Equipa técnica
Autores: Santos M(1)
Ao longo das últimas décadas fazer tatuagens foi sendo progressivamente melhor aceite pela sociedade, na generalidade dos países; assim, também o número de estabelecimentos e profissionais da área foi aumentado. Contudo, dado ser uma atividade recente e com normas/ licenciamentos heterogéneos, frequentemente estes trabalhadores não estão protegidos pela Saúde Ocupacional.
A generalidade dos documentos publicados sobre Tatuadores tem uma metodologia simplista e usa amostras pequenas.
A escassa bibliografia encontrada destaca que na generalidade dos países pode exercer-se na área sem que seja necessário ter qualificações específicas; os produtos podem ser adquiridos via internet e as regras para abrir o estabelecimento variam localmente.
Os principais fatores de risco são os agentes biológicos, agentes químicos, vibrações, ruido, posturas forçadas/ mantidas e os turnos prolongados.
A semiologia músculo-esquelético é muito prevalente.
A bibliografia consultada é também escassa a fornecer dados relativos a medidas de proteção coletiva e individual.
Pretende-se com este projeto de investigação retratar a realidade da Saúde Ocupacional dos Tatuadores Portugueses e, nesse sentido, pede-se que os Profissionais a exercer em Saúde Ocupacional e que tenham clientes deste setor, reencaminhem o link abaixo indicado para os mesmos.
Esperamos publicar a médio prazo o tratamento dos resultados obtidos, de forma a perceber quais as principais caraterísticas e problemas do setor e como o fazer evoluir em contexto de Saúde Ocupacional.
https://forms.gle/xY6gF9du9wWkz3xn9
(1)Mónica Santos
Licenciada em Medicina; Especialista em Medicina Geral e Familiar; Mestre em Ciências do Desporto; Especialista em Medicina do Trabalho e Doutoranda em Segurança e Saúde Ocupacionais, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Presentemente a exercer nas empresas Medicisforma, Servinecra, Securilabor e Medimarco; Diretora Clínica das empresas Quercia; Diretora da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. Endereços para correspondência: Rua Agostinho Fernando Oliveira Guedes, 42, 4420-009 Gondomar. E-mail: s_monica_santos@hotmail.com.