Cremes de Barreira como Prevenção/ Atenuação de algumas Dermatites Ocupacionais

BARRIER CREAMS AS PREVENTION/ MITIGATION OF SOME OCCUPATIONAL DERMATITIS   TIPO DE ARTIGO: Revisão Bibliográfica Integrativa Autores: Santos M(1), Carneiro C(2), Oliveira A(3), Constantino L(4), Correia C(5).   RESUMO Introdução/ enquadramento/ objetivos A ocorrência de dermatite de contato ocupacional é razoavelmente frequente, em função do contato agudo ou crónico com diversos agentes químicos, potenciados às…

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Assédio Moral em Enfermagem: uma Revisão Integrativa

O assédio moral é um fenómeno em que o agressor ou agressores – superiores hierárquicos diretos, colegas de trabalho ou até subalternos, de forma regular e repetitiva, conseguem humilhar a vítima, fragilizá-la e debilitá-la, com o objetivo de a inferiorizar e eliminá-la, afetanto a sua saúde tanto a nível físico como psicológico, detiorando diretamente a sua vida pessoal e profissional, sendo designado por muitos autores como um risco psicossocial emergente.

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Impacto do trabalho por Turnos no Stresse Ocupacional dos Enfermeiros- Revisão Integrativa da Literatura

O stresse ocupacional, pela sua magnitude e transcendência, é considerado um problema de saúde pública. A enfermagem foi classificada pela Health Education Authority como a quarta profissão mais stressante no setor público.

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Síndroma Visual de Computadores em Trabalhadores de Escritório

Os utilizadores de computadores, referem sensação de fadiga ocular, visão turva ou até cefaleias- estes sintomas podem advir de uma nova doença oftalmológica: a síndrome visual de computadores.

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Noções Gerais sobre Qualidade do Ar Interior e Síndroma do Edifício Doente em Contexto Ocupacional

Para além deste tema já ter chamado a atenção dos autores devido a outro artigo publicado nesta revista (“Qualidade do Ar Interior em Lares de Idosos e seus efeitos na Saúde dos Trabalhadores”), mais recentemente um dos presentes autores iniciou funções numa empresa de Call Center, na qual uma percentagem razoável de trabalhadores referia sintomas que associava à Qualidade do Ar Interior (QAI). Surgiu então a necessidade de procurar mais informação, até porque a generalidade da população passa cada vez mais tempo de lazer e de trabalho em zonas fechadas.

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Profissionais a exercer em Call Center: principais Fatores de Risco e Riscos Laborais, Doenças Profissionais associadas e medidas de Proteção recomendadas

A generalidade dos trabalhadores de Call Center apresenta como principais fatores de risco/ riscos laborais a postura sentada mantida, movimentos repetitivos a nível do rato e teclado (e eventuais alterações músculo-esqueléticas), bem como esforço visual (e possível diminuição da acuidade e sensação de fadiga ocular), radiações eletromagnéticas (com consequências não consensuais entre investigadores), ruído (com eventual hipoacusia) e stress (com consequências variáveis entre os funcionários).

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