Indústria do Calçado: Principais Fatores de Risco e Riscos Laborais, Doenças Profissionais associadas e Medidas de Proteção recomendadas

SHOE INDUSTRY: MAIN LABOR FACTOR RISKS AND RISKS, ASSOCIATED PROFESSIONAL DISEASES AND RECOMMENDED PROTECTIVE MEASURES   TIPO DE ARTIGO: Revisão Bibliográfica Integrativa AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2).   RESUMO Introdução/ enquadramento/ objetivos A indústria do calçado está bastante desenvolvida em algumas zonas do nosso país, pelo que existe um número razoável de trabalhadores envolvidos neste…

Detalhes

Impacto do Stress Térmico por Calor na Saúde do Trabalhador da Indústria

IMPACT OF HEAT THERMAL STRESS ON INDUSTRIAL WORKER HEALTH   TIPO DE ARTIGO: Revisão Bibliográfica Integrativa   AUTORES: Painçal J(1), Nunes C(2), Fernandes A(3). RESUMO Introdução Verificando-se que alguns trabalhadores de indústria estão expostos a stress térmico por calor, surgiu um especial interesse em pesquisar os seus efeitos na saúde dos mesmos. Objetivos Identificar o…

Detalhes

Burnout em Enfermeiros Portugueses: uma Revisão Integrativa

O Burnout, uma síndrome de esgotamento relacionado com o trabalho, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal, afeta de forma significativa a saúde do trabalhador, a sua qualidade de vida e bem-estar psicológico, bem como o seu desempenho profissional.

Detalhes

Profissionais a exercer em Postos de Abastecimento de Combustíveis: principais Fatores de Risco/ Riscos Laborais, Doenças Profissionais associadas e medidas de Proteção recomendadas

Nos postos de abastecimento de combustíveis existem funcionários geralmente polivalentes, que exercem funções no interior da loja (onde se efetua o pagamento e se vendem alguns artigos) e os abastecedores.

Detalhes

Postos de Trabalho em Salões de Beleza (Cabeleireiros, Esteticistas, Manicuras/ Pedicuras): Principais Riscos e Fatores de Risco Laborais, Doenças Profissionais associadas e Medidas de Proteção recomendadas

Nos salões de beleza os funcionários estão geralmente estratificados em categorias específicas: cabeleireiro, esteticista, cosmetologista, manicura/ pedicura e ajudantes; contudo, na prática, costuma existir alguma polivalência, por acúmulo usual de funções ou apenas em situações mais pontuais (como férias, folgas ou ausência por doença).

Detalhes

Riscos Laborais associados ao Trabalho em Discotecas e Bares: pouco mais do que uma reflexão…

O trabalho em locais de vida noturna envolve diversos profissionais que partilham alguns riscos laborais (DJs, barmans, empregados de limpeza, relações públicas, caixas). Contudo, a bibliografia sobre o tema é muito escassa.

Detalhes