Fatores de Risco e Riscos Laborais associados à aplicação e manutenção de Unhas Artificiais

Santos M, Almeida A, Lopes C, Oliveira T. Fatores de Risco e Riscos Laborais associados à aplicação e manutenção de Unhas Artificiais. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line, 2019, volume 7, 1-?. DOI: 10.31252/RPSO.09.04.2019   LABOR RISKS AND RISK FACTORS ASSOCIATED WITH ARTIFICIAL NAILS APPLICATION AND MAINTENANCE   Autores: Santos, M(1); Almeida, A(2); Lopes…

Detalhes

As unhas de gel potenciam o número e/ou gravidade dos acidentes de trabalho?- De Scoping Review a Desafio lançado aos Leitores…

Ao longo do desenrolar da prática profissional em contexto da Saúde Ocupacional, por várias vezes os autores se questionaram se existiria alguma relação entre o uso de unhas de gel/ extensões de unhas e Acidentes de Trabalho, sobretudo quando presentes algumas tarefas laborais manuais, que exijam destreza e coordenação e/ ou com risco de atracamento, por vezes na interação com algumas máquinas.

Detalhes

Saúde Ocupacional aplicada ao Trabalho Hiperbárico

Fazer mergulho como tarefa profissional implicará trabalhar a nível do ensino de mergulho, turismo, construção naval, manutenção de plataformas marítimas, investigador (biologia, climatologia, arqueologia, história), ser pescador/ mariscador ou fazer recolha de plantas específicas.

Detalhes

Saúde Ocupacional aplicada ao Trabalho em Espaço Confinado

Espaço confinado é definido como área de reduzidas dimensões, mas a ponto de permitir a entrada total de pelo menos um funcionário e respetiva execução de tarefas laborais existindo, contudo, limitações na entrada e saída e sem a possibilidade de nele trabalhar alguém a tempo inteiro, de forma contínua. Trabalhos com estas caraterísticas normalmente estão associados a riscos elevados, pelo que se considerou pertinente a realização de uma pesquisa bibliográfica exploratória para reunir informação capaz de orientar genericamente as equipas de saúde ocupacional.

Detalhes

Cremes de Barreira como Prevenção/ Atenuação de algumas Dermatites Ocupacionais

A ocorrência de dermatite de contato ocupacional é razoavelmente frequente, em função do contato agudo ou crónico com diversos agentes químicos, potenciados às vezes pela humidade. Pretendeu-se com esta revisão adquirir mais conhecimentos sobre as caraterísticas dos cremes de barreira, bem como o papel que podem ter na Saúde Ocupacional, sobretudo em tarefas em que o uso de luvas possa estar contraindicado.

Detalhes

Assédio Moral em Enfermagem: uma Revisão Integrativa

O assédio moral é um fenómeno em que o agressor ou agressores – superiores hierárquicos diretos, colegas de trabalho ou até subalternos, de forma regular e repetitiva, conseguem humilhar a vítima, fragilizá-la e debilitá-la, com o objetivo de a inferiorizar e eliminá-la, afetanto a sua saúde tanto a nível físico como psicológico, detiorando diretamente a sua vida pessoal e profissional, sendo designado por muitos autores como um risco psicossocial emergente.

Detalhes