Doenças Ligadas à Atividade Profissional e Reflexão nos Cuidados Primários de Saúde, 2017

Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica documental e de opinião, sob a base de um cartaz publicado pela autora, no contexto do 1º Congresso da Unidade de Saúde Pública do ACeS BV- iniciativa da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS BV) e a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), enquanto ponto focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), em parceria com um conjunto de entidades.

Detalhes

Vibrações e Saúde Laboral

Vários postos de trabalho estão sujeitos a vibrações com caraterísticas específicas, pelo que se torna pertinente que a Equipa de Saúde Ocupacional esteja atualizada acerca dos dados mais recentes sobre o tema.

Detalhes

Programas de Amamentação e Creches no local de Trabalho

É desejável que, antes mesmo do programa de amamentação se iniciar, exista um documento escrito da empresa, onde esteja relatado e se explique o porquê da sua existência. Algumas empresas desenvolveram estes programas porque perceberam que, além de a população ativa ser constituída cada vez mais pelo sexo feminino, a existência deste projeto permite o regresso mais precoce ao trabalho, maior qualidade de vida e melhor imagem social (interna e externa).

Detalhes

Noções Básicas sobre Cessação Alcoólica em Contexto Laboral

A cessação alcoólica, na generalidade dos países, é orientada por profissionais especializados na área, que lhe dedicam todo o seu horário de trabalho (ou parte substancial dele). Contudo, o acesso a este apoio não será necessário para situações menos graves e, mesmo quando necessário, nem sempre a referenciação ocorre com a facilidade e temporalidade que se seria desejável.

Detalhes

Saúde Ocupacional e Baixas Temperaturas

Os postos de trabalho sujeitos a temperaturas baixas/ muito baixas têm algumas particularidades que devem ser levadas em conta a nível da gestão da Saúde Ocupacional.

Detalhes

Saúde Ocupacional aplicada aos Artistas Circenses- uma breve reflexão

Para além de os artistas circenses estarem sujeitos a inúmeros riscos laborais, classicamente, estes não costumam usufruir dos serviços de uma equipa de Saúde Ocupacional e a bibliografia sobre o tema é muito escassa e parcelar.

Detalhes