Criação de um Protocolo de Atuação em caso de Escabiose no Centro Hospitalar de São João, na sequência de um surto de pequena dimensão

Pinho P, Norton P. Criação de um Protocolo de Atuação em caso de Escabiose no Centro Hospitalar de São João, na sequência de um surto de pequena dimensão. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2020, volume 9, 1-9. DOI: 10.31252/RPSO.17.01.2020   CREATING GUIDELINES FOR THE MANAGEMENT OF SCABIES AT SÃO JOÃO HOSPITAL, FOLLOWING A SHORT…

Detalhes

Qualidade do ar numa microempresa metalomecânica: investigação dos efeitos de um agente biológico bacteriano em ambiente de poeiras (2015- 2019)- um Estudo de Caso

Neste estudo de caso a idade, a nacionalidade e a suspeita de tuberculose respiratória em dois operários foram os alertas que levaram aos profissionais de saúde pública a visitar uma empresa metalomecânica para rastrear aos seus operários e investigar todos os possíveis contatos dos casos suspeitos.

Detalhes

Sarna Crostosa em contexto Hospitalar: Abordagem pela Saúde Ocupacional

A escabiose é uma infeção cutânea parasitária causada pelo ácaro humano Sarcoptes scabei variedade hominis1. A fêmea adulta do ácaro deposita os seus ovos na epiderme, onde vive. O ácaro (microscópico) é quase sempre transmitido por contato direto e prolongado pele a pele com a pessoa infetada, podendo esta ser assintomática1. Pode surgir também por contacto com fômites contaminados (por exemplo roupas de cama ou toalhas)2. Pode ter um carácter endémico, ou surgir na forma de surtos e epidemias, sendo que as taxas de prevalência variam de 2,71 por 1000 em países desenvolvidos a 46% (estudo realizado em crianças na Malásia)3.

Detalhes

Fadiga na Sarcoidose e o Regresso ao Trabalho: um Caso Clínico

A sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistémica de etiologia desconhecida. Pensa-se que atinja preferencialmente mulheres entre os 20-40 anos de idade1, embora haja estudos que sugerem que a incidência e prevalência é maior entre os 45-65 anos2, tratando-se de população economicamente ativa. A sarcoidose pode envolver praticamente qualquer órgão, sendo os pulmões (>90%) e os gânglios linfáticos intratorácicos (75% a 90%) os mais afetados3.

Detalhes