Exposição Ocupacional a Gases Anestésicos no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE

Os profissionais dos blocos operatórios dos hospitais do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, CHULC, EPE estão expostos, em função da sua atividade, a valores residuais de gases halogenados (Sevoflurano/Desflurano) isoladamente ou em combinação com o Protóxido de Azoto (N2O).

Detalhes

Panorama da Saúde Ocupacional existente no setor da Veterinária em Portugal (2017/8)

Os Médicos Veterinários e os profissionais que com eles colaboram (Enfermeiros Veterinários e Auxiliares Veterinários) estão sujeitos a inúmeros riscos ocupacionais. É objetivo deste estudo caraterizar a sua perceção relativa à existência de riscos e fatores de risco laborais, a utilização que fazem dos equipamentos de proteção individual, a sua suscetibilidade a acidentes de trabalho e doenças profissionais, a exposição ao stress laboral e o recurso à equipa de saúde ocupacional.

Detalhes

Projeto de Investigação associado aos Profissionais a exercer em Oficinas de Mecânica

Nas oficinas de carros encontramos mecânicos, chapeiros, pintores, lavadores- lubrificadores e rececionistas/ entregadores de carros. Os principais fatores de risco existentes para as primeiras classes profissionais atrás mencionadas são os agentes químicos; posturas mantidas/ forçadas; ruído; desconforto térmico; cargas e queda de objetos; corte, atracamento, esmagamento e vibrações.

Detalhes

Projeto de Investigação associado ao setor da Medicina Dentária

Nas instituições prestadoras de serviços dentários existem geralmente médicos dentistas (generalistas e/ou especializados), os ajudantes/ auxiliares dentários, rececionistas e, por vezes, gestores/ orçamentistas.
Os principais fatores de risco/ riscos laborais dos primeiros são o eventual contato com agentes biológicos; posturas mantidas/ forçadas, movimentos repetitivos e vibrações; ruido; radiações eletromagnéticas e esforço visual por utilizarem écrans com frequência; radiação ionizante por Rx e agentes químicos.

Detalhes

Projeto de Investigação associado aos Marceneiros e Carpinteiros

Os profissionais a trabalhar em equipas de Saúde Ocupacional, mesmo que não diretamente ligados ao setor da Marcenaria/ Carpintaria, podem receber trabalhadores com esses antecedentes laborais, pelo que poderão sentir necessidade de aprofundar um pouco os seus conhecimentos na área. Estes profissionais estão expostos a inúmeros riscos/ fatores de risco.

Detalhes