Projeto de Investigação associado ao setor da Ourivesaria, Joalharia e Relojoaria

GOLDSMITHS, JEWELERS AND WATCHES PRODUCTORS RESEARCH PROJECT TIPO DE ARTIGO: Protocolo de Investigação AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2)   INTRODUÇÃO TEÓRICA Este setor inclui a produção de relógios (e acessórios), moedas, filigrana e joias (incluindo eventualmente a inserção e trabalho de pedras semi-preciosas ou preciosas). As principais etapas são a fundição em chapa/ fio ou…

Detalhes

Tele-educação: Saúde Auditiva em Trabalhadores expostos ao Ruído

TELE-EDUCATION: HEARING HEALTH IN WORKES EXPOSED TO NOISE   TIPO DE ARTIGO: Observacional analítico transversal AUTORES: Munhoz G(1), Santos A(2),  Bozza A(3), Cassol K(4), Carvalho R(5), Lopes A(6).   RESUMO Introdução O ruído ocupacional é considerado o problema mais relevante a nível do sistema auditivo do trabalhador brasileiro; perturba a audição, comunicação pessoal e laboral…

Detalhes

A Enfermagem do Trabalho em Portugal: Experiência, Motivações, Locais de Trabalho, Formação, Funções, Indicadores produzidos e Condições de Trabalho

Na Europa, os enfermeiros são o maior grupo profissional da área da saúde que presta cuidados à população ativa, em contexto laboral. Em Portugal o contributo desses enfermeiros ainda não está devidamente explicado, existindo dúvidas acerca da sua experiência profissional, formação académica e tipo de funções/ papeis que ocupa no contexto da Saúde Ocupacional.

Detalhes

Ruído produzido nos Consultórios Odontológicos: inimigo invisível?

Os profissionais das áreas da saúde estão expostos a vários riscos, nomeadamente físicos, químicos, biológicos e mecânicos. Na prática odontológica, o Cirurgião-Dentista está exposto a intensidades sonoras elevadas, emitidas principalmente pelo motor de alta e baixa rotação, compressor, ar condicionado, amalgamador, sugador e seringa tríplice.

Detalhes

Projeto de Investigação associado ao setor da Agricultura

Foi há cerca de 12 mil anos que a humanidade, no período neolítico, em algumas zonas do planeta, descobriu que podia cultivar algumas plantas, para além da sua simples recolha. Presentemente, a agricultura é o emprego mais frequente mundialmente (ocupa cerca de 70% dos trabalhadores); no entanto, se nos EUA constitui 10% da população ativa, na Ásia esse valor é da ordem dos 80%; contudo, também é uma das atividades profissionais mais perigosas, considerando quer os acidentes de trabalho, quer as doenças profissionais.

Detalhes

Projeto de Investigação associado ao Setor da Veterinária (Médicos, Enfermeiros e Auxiliares)

Os Médicos Veterinários e os profissionais que com eles colaboram (enfermeiros e auxiliares) estão sujeitos a inúmeros riscos ocupacionais; contudo, a bibliografia explícita nesta área é escassa e não foram encontradas quaisquer guidelines orientadoras.

Detalhes