O Stress Ocupacional como Fator Principal de Risco Psicossocial

O problema do stresse ocupacional, pela sua magnitude e transcendência, é já considerado um verdadeiro problema de saúde pública. De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), é o segundo problema de saúde reportado com mais frequência na Europa, logo a seguir às perturbações músculo-esqueléticas.

Detalhes

Fatores de Risco para a ocorrência de Acidentes de Trabalho e eventual interação com a Autoestima dos profissionais de Enfermagem

As transformações do mercado de trabalho do século XXI têm mostrado que a carga psíquica laboral pode potenciar a ocorrência de stress. O número de acidentes de trabalho (AT) e doenças relacionadas à atividade laboral tem aumentado progressivamente, incluindo as alterações emocionais/ psiquiátricas.

Detalhes

As novas formas de Organização do Trabalho e o Assédio Moral na Enfermagem

O assédio moral no trabalho (AMT) é um fenómeno global que tem afetado um número crescente de trabalhadores, gerando doenças ocupacionais com afastamento do trabalho. Os impactos económicos produzidos por essas doenças têm atingido empresas nacionais e internacionais, instituições públicas e privadas, interferindo no crescimento dos países.

Detalhes

Um Olhar para o Futuro a nível da Saúde e Segurança do Trabalhador Brasileiro nas próximas duas décadas: Desafios e Perspectivas

O campo da Saúde e Segurança do Trabalhador, no Brasil, situa-se na área da Saúde Pública e tem como propósito conhecer e intervir nas relações de trabalho com o objetivo de fazer promoção e proteção da saúde do Trabalhador.

Detalhes

O Técnico de Saúde Ambiental- uma visão holística

De acordo com a o Decreto-Lei n.º 117/95, de 30 de Maio e o Decreto-Lei n.º 320/99, de 11 de Agosto, a profissão de Técnico de Saúde Ambiental, surgiu da necessidade da existência de profissionais qualificados nesta área face aos desenvolvimentos que se registam, nomeadamente no que diz respeito às atividades de identificação, caracterização e redução de fatores de risco para a saúde originados no ambiente, participação em ações de Saúde Ambiental e educação para a saúde em grupos específicos da comunidade e ao desenvolvimento de ações de controlo e vigilância sanitária de sistemas, estruturas e atividades com interação com o ambiente.

Detalhes