Pós-Graduação de Enfermagem do Trabalho na Universidade Católica Portuguesa

TIPO DE ARTIGO: Artigo de opinião AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2)   No atual século, a competição entre as empresas é determinante para a sua sobrevivência e a exigência para empregadores e trabalhadores é muito elevada, o que se reflete na sua saúde… A contratação de enfermeiros do trabalho pelas empresas/ entidades estatais deve assim…

Detalhes

O papel do Enfermeiro do Trabalho na prevenção dos riscos associados ao manuseamento da anilina em contexto fabril

O conceito de risco pode parecer evidente, todavia, em contexto laboral, torna-se num conceito complexo1.
O direito a um local de trabalho saudável e seguro é universal, porém, é impossível eliminar completamente os riscos ocupacionais.

Detalhes

O que recomendamos que leia a nível de Saúde Ocupacional…

A Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line, para além dos projetos já iniciados, apresentados e em desenvolvimento, pretende ir publicando paralelamente a estes, ao longo dos próximos meses, breves textos, com cerca de uma a duas páginas, dentro da rubrica de “Journal Club”, nos quais enumerará de forma muito sucinta os principais pontos abordados em publicações de altíssima qualidade, muito completas e agradáveis de ler, elaboradas por Peritos dessa área e desenvolvidas por Instituições de Referência Nacional, em relação à Orientação e Normatização de Boas Práticas no Setor e devidamente identificados, como por exemplo a DGS (Direção Geral de Saúde) e a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), de forma a divulgar o ótimo trabalho desenvolvido por estas Entidades e a incentivar os Profissionais da Saúde Ocupacional à consulta do documento original.

Detalhes

Metodologias para Avaliação dos Riscos Profissionais- Introdução

Existem inúmeras metodologias com o objetivo de avaliar os riscos laborais, algumas com bastantes semelhantes entre si e/ou pequenas variações que se adaptam à instituição/ tarefa ou posto de trabalho em específico.

Detalhes

Novo Regulamento de Proteção de Dados- o que muda no contexto da Saúde Ocupacional?

Em abril de 2016 o Parlamento Europeu aprovou o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que veio substituir a diretiva 95/46/EC, associada à Lei 67/98 de 26 de outubro, ainda em vigor, que entrará em aplicação a partir de 25 de maio de 2018.

Detalhes

Riscos Ocupacionais nas Centrais de Esterilização Hospitalares

O trabalho deve permitir ao trabalhador sua própria realização pessoal(1). Apesar deste trazer em alguns casos sentimentos de prazer e satisfação, poderão também existir situações que expõem o trabalhador a riscos. Os trabalhadores que atuam na área da saúde estão expostos a uma diversidade de riscos no exercício de sua profissão(2).

Detalhes