Novo Regulamento de Proteção de Dados- o que muda no contexto da Saúde Ocupacional?

Em abril de 2016 o Parlamento Europeu aprovou o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que veio substituir a diretiva 95/46/EC, associada à Lei 67/98 de 26 de outubro, ainda em vigor, que entrará em aplicação a partir de 25 de maio de 2018.

Detalhes

Riscos Ocupacionais nas Centrais de Esterilização Hospitalares

O trabalho deve permitir ao trabalhador sua própria realização pessoal(1). Apesar deste trazer em alguns casos sentimentos de prazer e satisfação, poderão também existir situações que expõem o trabalhador a riscos. Os trabalhadores que atuam na área da saúde estão expostos a uma diversidade de riscos no exercício de sua profissão(2).

Detalhes

Avaliação e controlo de Riscos Profissionais em Morgues Hospitalares

O ambiente hospitalar é complexo e apresenta um grande número de riscos para os seus trabalhadores (1). Genericamente, num hospital existe exposição a fatores de risco inespecíficos (como queda duma escada ou num pavimento escorregadio), passíveis de surgir em qualquer outro ambiente de trabalho e fatores de risco mais específicos

Detalhes

O Stress Ocupacional como Fator Principal de Risco Psicossocial

O problema do stresse ocupacional, pela sua magnitude e transcendência, é já considerado um verdadeiro problema de saúde pública. De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), é o segundo problema de saúde reportado com mais frequência na Europa, logo a seguir às perturbações músculo-esqueléticas.

Detalhes

Fatores de Risco para a ocorrência de Acidentes de Trabalho e eventual interação com a Autoestima dos profissionais de Enfermagem

As transformações do mercado de trabalho do século XXI têm mostrado que a carga psíquica laboral pode potenciar a ocorrência de stress. O número de acidentes de trabalho (AT) e doenças relacionadas à atividade laboral tem aumentado progressivamente, incluindo as alterações emocionais/ psiquiátricas.

Detalhes