Convite para Investigação relativa ao uso de Tapetes de Descanso versus alguns Fatores de Risco Laborais

Santos M, Almeida A, Lopes C, Oliveira T.  Convite para Investigação relativa ao uso de Tapetes de Descanso versus alguns Fatores de Risco Laborais. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2019, volume 7, 1-3. DOI: 10.31252/RPSO.16.06.2019   RESEARCH INVITATION REGARDING THE USE OF RESTING MATS VERSUS SOME OCCUPATIONAL RISK FACTORS   TIPO DE ARTIGO: Equipa…

Detalhes

Tapetes de Descanso e Fatores de Risco Laborais- qual a Evidência?

Santos M, Almeida A, Lopes C, Oliveira T. Tapetes de Descanso e Fatores de Risco Laborais- qual a Evidência? Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2019, volume 7, 1-?. DOI:31252/RPSO.08.06.2019 ANTI-FATIGUE MATS AND LABOR RISK FACTORS – WHAT IS THE EVIDENCE?   TIPO DE ARTIGO: Revisão Bibliográfica Integrativa/ Scoping Review   Autores: Santos M(1), Almeida…

Detalhes

Métodos para a Avaliação de Riscos Laborais: Análise da Segurança das Tarefas

Com esta técnica muito simples são trabalhadas não só a Segurança, mas também a qualidade, ambiente e a eficiência das tarefas; tanto é usada para novos procedimentos, como para rever os já existentes, destacando sempre o ato inseguro.

Detalhes

Doenças Profissionais

A Direção Geral de Saúde (DGS) apresenta no seu site, na “secção PNS e Programas”- “Programas de Saúde”- “Saúde Ocupacional”, uma área dedicada às Doenças Profissionais, onde realça várias legislações relevantes para o tema

Detalhes

Campos Eletromagnéticos- Guia de Boas Práticas

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) apresenta no seu site, na secção de “Publicações Eletrónicas”, uma área que destaca um Guia não vinculativo de boas práticas para a aplicação da Diretiva 2013/35/EU, direcionado para o empregador.

Detalhes

Fatores de Risco e Riscos Laborais associados à aplicação e manutenção de Unhas Artificiais

O uso de unhas artificiais surgiu há alguns anos e, dada a facilidade de acesso e a aceitabilidade estética das mesmas, a sua utilização tem sido cada vez mais prevalente, pelos que os os problemas médicos inerentes ao uso e produção das mesmas deverão tornar-se cada vez mais frequentes.

Detalhes

Indústrias da Borracha e Plástico

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) apresenta no seu site, na secção “Setores de Atividade”, duas áreas dedicadas às indústrias da borracha e plásticos, intituladas “Caraterização do Setor” e “Manual de Boas Práticas”.

Detalhes

Requisitos do Contrato de Saúde do Trabalho

A Direção Geral de Saúde (DGS) apresenta no seu site, na “secção PNS e Programas”- “Programas de Saúde”- “Saúde Ocupacional”- “Informações Técnicas” (7/2014), uma área dedicada às especificações que os contratos entre as empresas cliente e as empresas prestadoras de serviços externos devem ter.

Detalhes

As unhas de gel potenciam o número e/ou gravidade dos acidentes de trabalho?- De Scoping Review a Desafio lançado aos Leitores…

Ao longo do desenrolar da prática profissional em contexto da Saúde Ocupacional, por várias vezes os autores se questionaram se existiria alguma relação entre o uso de unhas de gel/ extensões de unhas e Acidentes de Trabalho, sobretudo quando presentes algumas tarefas laborais manuais, que exijam destreza e coordenação e/ ou com risco de atracamento, por vezes na interação com algumas máquinas.

Detalhes