CAPES/ Qualis

CAPES/ QUALIS TIPO DE ARTIGO: Artigo da Equipa Técnica AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2), Oliveira T(3).   A Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional foi avaliada e incluída no sistema CAPES/ QUALIS (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Esta entidade atribui as categorias A, B ou C, em função da divulgação da revista (local,…

Detalhes

Journal Indexed in Directory of Research Journals Indexing

TIPO DE ARTIGO: Artigo da Equipa Técnica AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2), Oliveira T(3).   A Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional foi avaliada e recentemente incluída no “Journal Indexed Directory of Research Journals Indexing”. Trata-se de uma base de dados que abarca quase 2200 revistas de acesso aberto, estando quase 500 em avaliação pendente e…

Detalhes

Profissionais a exercer em Call Center: principais Fatores de Risco e Riscos Laborais, Doenças Profissionais associadas e medidas de Proteção recomendadas

CALL-CENTERS WORKERS: MAIN LABOR FACTOR RISKS AND RISKS, ASSOCIATED PROFESSIONAL DISEASES AND RECOMMENDED PROTECTIVE MEASURES   TIPO DE ARTIGO: Revisão Bibliográfica Integrativa AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2), Oliveira T(3).   RESUMO Introdução/ enquadramento/ objetivos A generalidade dos trabalhadores de Call Center apresenta como principais fatores de risco/ riscos laborais a postura sentada mantida, movimentos repetitivos…

Detalhes

Projeto de Investigação associado ao setor da Medicina Dentária

Nas instituições prestadoras de serviços dentários existem geralmente médicos dentistas (generalistas e/ou especializados), os ajudantes/ auxiliares dentários, rececionistas e, por vezes, gestores/ orçamentistas.
Os principais fatores de risco/ riscos laborais dos primeiros são o eventual contato com agentes biológicos; posturas mantidas/ forçadas, movimentos repetitivos e vibrações; ruido; radiações eletromagnéticas e esforço visual por utilizarem écrans com frequência; radiação ionizante por Rx e agentes químicos.

Detalhes

Profissionais a exercer na Medicina Dentária: Principais Fatores de Risco e Riscos Laborais, Doenças Profissionais Associadas e Medidas de Proteção Recomendadas

Nas instituições prestadoras de serviços dentários existem geralmente médicos dentistas (generalistas e/ou especializados), os ajudantes/ auxiliares dentários, rececionistas e, por vezes, gestores/ orçamentistas.

Detalhes

Projeto de Investigação associado aos Marceneiros e Carpinteiros

Os profissionais a trabalhar em equipas de Saúde Ocupacional, mesmo que não diretamente ligados ao setor da Marcenaria/ Carpintaria, podem receber trabalhadores com esses antecedentes laborais, pelo que poderão sentir necessidade de aprofundar um pouco os seus conhecimentos na área. Estes profissionais estão expostos a inúmeros riscos/ fatores de risco.

Detalhes

Projeto de Investigação associado ao setor das Lavandarias

Os profissionais que trabalham em lavandarias estão sujeitos a vários fatores de risco/ riscos ocupacionais, nomeadamente a exposição aos agentes químicos, fibras têxteis, mobilização de cargas, ruído e vibrações (ainda que por tempos curtos); no ato de “passar a ferro” podemos também destacar a postura de pé estática mantida, movimentos repetitivos com o membro superior dominante e a temperatura elevada (quer no sentido de ocasionar uma queimadura, quer pelo desconforto térmico global, eventualmente criado);

Detalhes

Estado da Arte em Medicina e Ambiente de Trabalho: Public Health e Occupational Health

Em 1995 a International Epidemiological Association define Public Health, Environmental Health e Occupational Health, como parte de um glossário conceptual. Embora a expressão saúde pública estivesse definida no sentido correspondente à saúde do povo, das comunidades ou das populações humanas no meio ambiente em que habitam, por oposição à saúde de cada individuo isolado, alvo de vigilância do profissional de saúde prestador de cuidados diretos, tem variado no decorrer do tempo com o período histórico e o grau de evolução da sociedade.

Detalhes

Projeto de Investigação associado ao setor da Panificação

Os profissionais a trabalhar em equipas de Saúde Ocupacional, mesmo que não diretamente ligados ao setor da Panificação, podem receber trabalhadores com esses antecedentes laborais, pelo que poderão sentir necessidade de aprofundar um pouco os seus conhecimentos na área.

Detalhes

Indústria do Calçado: Principais Fatores de Risco e Riscos Laborais, Doenças Profissionais associadas e Medidas de Proteção recomendadas

A indústria do calçado está bastante desenvolvida em algumas zonas do nosso país, pelo que existe um número razoável de trabalhadores envolvidos neste setor. Os principais fatores de risco/ riscos associados são o contato com agentes químicos (e eventuais patologia oncológica, respiratória, dermatológica, oftalmológica e otorrinolaringológica); as posturas mantidas/ forçadas e movimentos repetitivos (e consequentes lesões músculo-esqueléticas); esforço visual (e eventual diminuição da acuidade)

Detalhes