Fatores de Risco e Riscos Laborais associados à aplicação e manutenção de Unhas Artificiais

Santos M, Almeida A, Lopes C, Oliveira T. Fatores de Risco e Riscos Laborais associados à aplicação e manutenção de Unhas Artificiais. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line, 2019, volume 7, 1-?. DOI: 10.31252/RPSO.09.04.2019   LABOR RISKS AND RISK FACTORS ASSOCIATED WITH ARTIFICIAL NAILS APPLICATION AND MAINTENANCE   Autores: Santos, M(1); Almeida, A(2); Lopes…

Detalhes

Indústrias da Borracha e Plástico

Santos M, Almeida A, Lopes C, Oliveira T. Indústrias da Borracha e Plástico. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line.  2019, volume 7, 1. DOI: 10.31252/RPSO.08.04.2019 TIPO DE ARTIGO: Journal Club Autores: Santos M(1), Almeida A(2), Lopes C(3), Oliveira T(4).   A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) apresenta no seu site, na secção “Setores…

Detalhes

Requisitos do Contrato de Saúde do Trabalho

Santos M, Almeida A, Lopes C, Oliveira T.  Requisitos do Contrato de Saúde do Trabalho. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2019, volume 7, 1-2. DOI: 10.31252/RPSO.07.04.2019 TIPO DE ARTIGO: Journal Club Autores: Santos M(1) Almeida A(2), Lopes C(3), Oliveira T(4).   A Direção Geral de Saúde (DGS) apresenta no seu site, na “secção PNS e…

Detalhes

Métodos para a Avaliação de Riscos Laborais: Método Simples

Santos M, Almeida A, Lopes C, Oliveira T.  Métodos para a Avaliação de Riscos Laborais: Método Simples. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line. 2019, volume 7, 1-2. DOI: 10.31252/RPSO.06.04.2019 TIPO DE ARTIGO: Artigos da Equipa Técnica Autores: Santos M(1), Almeida A(2), Lopes C(3), Oliveira T(4).   Neste método considera-se que o risco resulta do produto…

Detalhes

As unhas de gel potenciam o número e/ou gravidade dos acidentes de trabalho?- De Scoping Review a Desafio lançado aos Leitores…

Ao longo do desenrolar da prática profissional em contexto da Saúde Ocupacional, por várias vezes os autores se questionaram se existiria alguma relação entre o uso de unhas de gel/ extensões de unhas e Acidentes de Trabalho, sobretudo quando presentes algumas tarefas laborais manuais, que exijam destreza e coordenação e/ ou com risco de atracamento, por vezes na interação com algumas máquinas.

Detalhes

Atmosferas Explosivas

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) apresenta no seu site, na secção de “Publicações Eletrónicas”, uma área dedicada às Atmosferas Explosivas, sob o formato de um Guia de Boas Práticas não vinculativo, para a aplicação da Diretiva 1999/92/CE “ATEX”.

Detalhes

MIAR? (Método Integrado para a Avaliação de Riscos)

Este procedimento inicia-se pela identificação das atividades sequenciais da instituição, ou seja, considerando uma ou mais tarefas que constituem uma atividade, uma ou mais atividades de um processo ou um ou mais processos englobados num macroprocesso. Para além disso, também faz a identificação dos materiais e máquinas utilizadas, recursos energéticos, condições de trabalho, envolvência, avaliação do impacto ambiental, procedimentos de proteção de riscos já existentes e potenciais falhas.

Detalhes

Conteúdo da Mala de Primeiros Socorros

A Direção Geral de Saúde (DGS) apresenta no seu site, na “secção PNS e Programas”- “Programas de Saúde”- “Saúde Ocupacional”- “Informação Técnica” (1/2010), um documento referente ao conteúdo da mala/ armário de primeiros socorros.

Detalhes

Assédio Moral e Sexual

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) apresenta no seu site, na secção “Relações de Trabalho”, uma área dedicada ao assédio, intitulada “Guia Informativo: Prevenção e Combate de situações de Assédio no local de Trabalho- um instrumento de apoio à autorregulação”.

Detalhes

Métodos para a Avaliação de Riscos Laborais: Método Simplificado, MARAT (Metodologia de Avaliação de Riscos e Acidentes de Trabalho) ou NTP330

Trata-se de um método elaborado pelo Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo (INSHT), que permite hierarquizar os riscos, possibilitando uma ordem na intervenção.

Detalhes