Projeto de Investigação associado ao setor da Ourivesaria, Joalharia e Relojoaria

GOLDSMITHS, JEWELERS AND WATCHES PRODUCTORS RESEARCH PROJECT TIPO DE ARTIGO: Protocolo de Investigação AUTORES: Santos M(1), Almeida A(2)   INTRODUÇÃO TEÓRICA Este setor inclui a produção de relógios (e acessórios), moedas, filigrana e joias (incluindo eventualmente a inserção e trabalho de pedras semi-preciosas ou preciosas). As principais etapas são a fundição em chapa/ fio ou…

Detalhes

Workshops da RPSO- Convite para envio de propostas da parte de eventuais Formadores

  A Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line pretende iniciar em 2018 a sua atividade formativa, a ser desenvolvida em workshops aos sábados ou de 2ª a 6ª feira (em horário pós-laboral), em local a determinar posteriormente no distrito do Porto, com a duração de 2, 3 ou 4 horas. De início de setembro…

Detalhes

A Enfermagem do Trabalho em Portugal: Experiência, Motivações, Locais de Trabalho, Formação, Funções, Indicadores produzidos e Condições de Trabalho

Na Europa, os enfermeiros são o maior grupo profissional da área da saúde que presta cuidados à população ativa, em contexto laboral. Em Portugal o contributo desses enfermeiros ainda não está devidamente explicado, existindo dúvidas acerca da sua experiência profissional, formação académica e tipo de funções/ papeis que ocupa no contexto da Saúde Ocupacional.

Detalhes

Projeto de Investigação associado ao setor da Agricultura

Foi há cerca de 12 mil anos que a humanidade, no período neolítico, em algumas zonas do planeta, descobriu que podia cultivar algumas plantas, para além da sua simples recolha. Presentemente, a agricultura é o emprego mais frequente mundialmente (ocupa cerca de 70% dos trabalhadores); no entanto, se nos EUA constitui 10% da população ativa, na Ásia esse valor é da ordem dos 80%; contudo, também é uma das atividades profissionais mais perigosas, considerando quer os acidentes de trabalho, quer as doenças profissionais.

Detalhes

Projeto de Investigação associado ao Setor da Veterinária (Médicos, Enfermeiros e Auxiliares)

Os Médicos Veterinários e os profissionais que com eles colaboram (enfermeiros e auxiliares) estão sujeitos a inúmeros riscos ocupacionais; contudo, a bibliografia explícita nesta área é escassa e não foram encontradas quaisquer guidelines orientadoras.

Detalhes

Postos de Trabalho em Salões de Beleza (Cabeleireiros, Esteticistas, Manicuras/ Pedicuras): Principais Riscos e Fatores de Risco Laborais, Doenças Profissionais associadas e Medidas de Proteção recomendadas

Nos salões de beleza os funcionários estão geralmente estratificados em categorias específicas: cabeleireiro, esteticista, cosmetologista, manicura/ pedicura e ajudantes; contudo, na prática, costuma existir alguma polivalência, por acúmulo usual de funções ou apenas em situações mais pontuais (como férias, folgas ou ausência por doença).

Detalhes

Proposta de Parceria de Investigação: Avaliação da Capacidade de Trabalho dos Funcionários menos jovens

O envelhecimento demográfico é um fenómeno à escala mundial que começou a ganhar dimensão sobretudo a partir da 2ª Guerra Mundial. Associado, surge o envelhecimento laboral, estimando-se que a curto e médio prazos, os trabalhadores atuais com mais idade irão abandonar o trabalho remunerado e, em alguns países, não existirão jovens disponíveis em número suficiente, para os substituir, mesmo contando com os efeitos das políticas entretanto criadas, que tentam contrariar a situação.

Detalhes

Protocolo de Investigação associado à Enfermagem do Trabalho

A legislação exige que os Enfermeiros do Trabalho (ETs) devem ter habilitações adequadas a tal atividade. Apesar da variabilidade curricular da licenciatura em Enfermagem, genericamente, não é dado grande destaque à Saúde Ocupacional (SO), e a formação pós-graduada direcionada às necessidades específicas destes profissionais apenas foi definida pela Direção-Geral da Saúde em Outubro de 2015.

Detalhes

Riscos Laborais associados ao Trabalho em Discotecas e Bares: pouco mais do que uma reflexão…

O trabalho em locais de vida noturna envolve diversos profissionais que partilham alguns riscos laborais (DJs, barmans, empregados de limpeza, relações públicas, caixas). Contudo, a bibliografia sobre o tema é muito escassa.

Detalhes